18 de jan. de 2014

TRANSPORTE PÚBLICO: Tecnologia vai auxiliar usuários em Porto Alegre

Nesta semana em que os rodoviários de Porto Alegre realizaram uma operação tartaruga, o transporte público ficou em evidência na capital dos gaúchos.  Na terça-feira (14)  a Prefeitura lançou o Google Transit, um novo serviço que vai beneficiar usuários e turistas e que já esta disponível em cerca de 800 cidades no mundo inteiro. O sistema permite consultas a linhas de ônibus, trajetos e tempo médio de espera para a condução. A ferramenta pode ser acessada pela internet em computadores, smartphones ou tablets. A frota de ônibus de Porto Alegre tem cerca de 1,7 mil veículos, distribuídos em 400 linhas urbanas. O número de usuário chega a 1,1 milhão por dia útil; Ao todo, são mais de 5,6 mil pontos de parada de ônibus mapeados no Google Transit.

Na sexta-feira (17), uma segunda parceria com uma empresa de tecnologia israelense, foi lançado o Moovit. O aplicativo vai propiciar aos usuários avaliarem o serviço de transporte público e interagir direto com a plataforma, incluindo mapa de rotas, horários, características de cada linha e veículo, além da geolocalização dos ônibus.

De acordo com a prefeitura, os dados ajudarão na avaliação do serviço. A solução já pode ser acessada gratuitamente nos sistemas IOS e Android ou pelo computador. Ainda segundo a prefeitura, a disponibilização da ferramenta não acarretará custos ao município.

Fonte: G1
Foto: Eduardo Peixoto
Edição: ALO

Nenhum comentário:

Postar um comentário