28 de out. de 2010

Vereadores de Garopaba analisam o Plano Diretor Participativo

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Vereadores de Garopaba tratou do Plano Diretor Participativo. As reuniões ocorreram de segunda-feira, 17 de outubro, a sexta-feira, 22. O corpo legislativo já estava realizando-as há cerca de duas semanas.
No Plano Diretor são estabelecidas leis a serem respeitadas para que se mantenha um padrão/regra municipal no âmbito arquitetônico e urbanístico, na engenharia, preservação ambiental, além de outros aspectos.
Nas discussões, foi sugerido transformar parte do perímetro rural da Ressacada em urbano. O vereador Jackson Silveira (PP) considerou melhor fazer a conversão em toda a comunidade e não somente em uma parte. A maioria votou e aprovou a primeira opção.

Outro ítem relevante abordado foi a Água 2, que ocorre como uma espécie de reaproveitamento da água da chuva. O legislador Julião Lopes (DEM) acrescentou que Garopaba é rica em água potável, considerando que 60% da utilizada está dentro do território municipal, enquanto os outros 40% são recebidos de outras reservas.

O Fórum de Acessibilidade também foi tema para conversação entre os vereadores. Discutiu-se um padrão de calçadas acessíveis. A vereadora Mamede Pereira Pacheco (PP) sugeriu deixar determinado espaço para o livre trânsito de cadeirantes e portadores de limitações.

A implantação de uma ciclovia na SC 434 conquistou a atenção da Comissão. A sugestão foi buscar segmentos para incluí-la ao longo da rodovia, na comunidade do Campo D'Una fazendo ligação com o Centro.

Já o vereador Jucélio de Souza (PP) iniciou discussão sobre construções no subsolo. O cidadão, Samuel Lima, que participou da reunião, reforçou a idéia e acrescentando sobre o uso de garagens subterrâneas. "A construção de prédios vai ser a solução para a 'favelização na cidade'". Disse também que "a baixa do subsolo trará um charme diferente para o local".

O tema enfatizou outros benefícios, a possibilidade de ter estradas mais espaçosas, tratamento de esgoto, coleta de lixo, além de segurança.

A reunião que se estendeu até sexta-feira, levantou outros pontos pertinentes e merecedores de atenção na cidade. No dia 25 de outubro, em Audiência Pública na Câmara, a Comissão apresentou as emendas realizadas pelos vereadores. "Se tudo correr dentro dos conformes", disse o vereador Paulo Sérgio de Araújo, "dia 29/10 será realizada uma sessão extraordinária para votar o Plano Diretor".

Heloiza Abreu - ALO Imprensa
Fotos: Heloiza Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário