31 de out. de 2011

Jovens movimentam Garopaba no DNJ

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese em parceria com a Secretaria Paroquial da Juventude de Garopaba promoveu no dia 30 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ). 

Realizado na Escola José Rodrigues Lopes, em Garopaba, o evento reuniu milhares de jovens de toda a Arquidiocese. Durante o dia, eles refletiram sobre o tema “Juventude e protagonismo feminino”, e lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”. Pela manhã, os jovens receberam a animada acolhida dos jovens garopabenses. 

Em seguida, participaram do Ofício Divino da Juventude. Apresentações teatrais e de bandas mantiveram os jovens animados durante todo o tempo. Eles ainda puderam realizar práticas esportivas e várias atividades de lazer espalhados pelo local. Houve um momento de apresentação das autoridades presentes e de agradecimento aos colaboradores. 

À tarde, após o almoço, a animação continuou com apresentações teatrais e das bandas. O ponto forte foi a distribuição dos jovens em grupos para refletir sobre o tema do DNJ. Foram formados 25 grupos, em cada um foi discutido um dos dez subtemas propostos que tratavam sobre a importância da mulher na sociedade e nos ambientes eclesiais. 

Para ajudar na reflexão do tema do DNJ, foram espalhados cartazes falando de mulheres que marcaram a história não só por sua atuação na Igreja, mas na sociedade de modo geral. Depois de cerca de uma hora de reflexão, um representante de cada grupo leu a síntese da reflexão. Para Daniel Schmidt Casas, secretário Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, o evento foi muito positivo. “O DNJ mais uma vez mostrou a força e a articulação da juventude na Igreja. 

Além de ser um momento de confraternização, é um espaço de reflexão. E nada mais oportuno do que refletir sobre a questão feminina na Igreja e na sociedade”, disse. Pe. Alceoni Berkenbrock, pároco anfitrião e nomeado padre referência da Juventude na CNBB - Regional Sul IV (SC), acredita que o DNJ é importante como momento de refletir sobre o trabalho. “É um fato importante de confraternização e reflexão da caminhada da Igreja junto aos jovens, que são um sinal de Deus”, disse.

Celebração Eucarística

O DNJ foi coroado com a Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz da Paróquia. Distante cerca de 300 mts do local do evento, o trajeto foi realizado com uma peregrinação. Seis moças carregaram a Cruz e a bandeira da juventude, acompanhadas pelas centenas de jovens. A missa foi presidida pelo Pe. Alceoni e concelebrada pelos Pe. Pedro Alcido, vigário, e pelo Pe. Vânio da Silva, reitor do Seminário de Teologia. 

A igreja, com capacidade para 800 pessoas sentadas, estava completamente lotada de jovens. A homilia foi conduzida de forma diferente. Pe. Alceoni convidou três jovens para falarem sobre como perceberam e o que marcou o dia para elas. Em seguida, o presidente da celebração fez uma reflexão a partir do Evangelho do Dia. “Os jovens estão no caminho certo. Devemos ver em cada um de nós o rosto de Cristo. Somente Ele é o mestre”, disse.

A juventude em Garopaba

Em 2010, na praia da Ferrugem, os coordenadores de grupos de jovens de toda Arquidiocese escolheram a cidade para sediar o DNJ 2011. A juventude de Garopaba sabia que não ia ser fácil receber um evento que exige trabalho e dedicação. Com o apoio de voluntários, da direção da EEB Profº José Rodrigues Lopes, das rádios, da Prefeitura, da Paróquia local, o Dia Nacional da Juventude de 2011 ficará na memória de muita gente. Durante a abertura, Jean Ricardo, secretário Paroquial da Juventude de Garopaba, agradeceu o empenho dos grupos de jovens da Paróquia, que com suas diferentes maneiras de caminhar, lutam por um mundo melhor, começando nas suas comunidades. Os grupos de Jovens de Costa do Macacu, Macacu, Areias de Macacu, Capão, Matriz, Campo D'una, Ressacada, Encantada, Ibiraquera, Palhocinha, Ambrósio e Areias de Palhocinha marcaram presença e ajudaram na organização do evento. A rádio comunitária fez a cobertura ao vivo.

Fonte: Jorn. Zulmar Faustino - Alterações: Luiz Carlos B. Thomaz Jr.
www.garopabamidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário