23 de fev. de 2013

EFEITO KISS: Em Porto Alegre, de 102 casas noturnas, somente 21 estão regulares

Não fosse a tragédia na "Kiss", que vitimou centenas de jovens em Santa Maria, as autoridades ainda estariam fazendo vista grossa, ou outras coisas, e centenas de vidas continuariam correndo risco de morte.

O efeito Kiss provocou em toda a sociedade gaúcha e brasileira principalmente, muita comoção e fez com que todos refletissem e se preocupassem com os lugares que frequentam nas horas de lazer.

Na capital dos gaúchos não poderia ser diferente. Das 102 casas noturnas, apenas 21 estabelecimentos apresentaram à prefeitura o alvará de prevenção contra incêndio, expedido pelo Corpo de Bombeiros. Há 15 dias, a prefeitura havia notificado os empreendimentos solicitando que o documento fosse entregue à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), prazo encerrado às 18h30 desta quinta-feira.

A partir de agora, segundo a prefeitura, tem início uma nova etapa de fiscalização das casas noturnas. As equipes da Smic pretendem intensificar as vistorias nos empreendimentos que não apresentaram a documentação. Os espaços que apresentarem risco iminente e que estiverem irregulares quanto à estrutura e equipamentos de prevenção de incêndios exigidos por lei serão interditados, garante a prefeitura.

"Demos oportunidades para que as empresas se manifestassem e agora vamos iniciar uma nova etapa de trabalho, mais rigorosa. Tenho certeza que, diante dos últimos acontecimentos que enlutaram Santa Maria e o mundo, a comunidade vai compreender nossa preocupação e essas ações da Prefeitura, por mais rígidas que sejam", afirmou o prefeito, José Fortunati (PDT).

Ontem, sexta-feira (22), foi realizado mais oito vistorias, sendo quatro pela manhã e outras quatro à tarde, todas localizadas nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa. Atendendo a um pedido do prefeito ao governador Tarso Genro, o Corpo de Bombeiros acompanhou a prefeitura nas vistorias. 

Das casas vistoriadas sexta-feira, não apresentaram o alvará de prevenção contra incêndio, expedido pelo Corpo de Bombeiros as boates Laika Club, na avenida Venâncio Aires, na Casa do Lado, na rua da República, o 1.001 Noites, também na Venâncio Aires, o Chips, na avenida Getúlio Vargas, o Bar 512, na rua João Alfredo e o Negra Noites, na rua Joaquim Nabuco, e foram fechadas. Todos os locais estão localizados no bairro Cidade Baixa.

O único bar vistoriado que não apresentava problemas com o alvará de prevenção contra incêndio foi o Refúgios Mega Danceteria, no bairro Menino Deus. Segundo o Secretário da SMIC, Humberto Goulart, outras quatro casas serão fiscalizadas no sábado (23) e a ação será retomada na segunda-feira (25).

A medida faz parte de um conjunto de ações anunciadas pela prefeitura com a justificativa de intensificar e ampliar a fiscalização na capital gaúcha. O grupo de trabalho, criado após o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), realizou análise completa das documentações registradas no município pelos estabelecimentos de Porto Alegre. Conforme Fortunati, o estudo realizado pelo grupo irá permitir uma fiscalização mais ágil e um trabalho permanente. "Estamos com isso aprimorando o processo de análise e fiscalização dos empreendimentos que se instalam na nossa cidade para que estes não ofereçam risco à população", afirmou.

Veja a lista das casas noturnas que apresentaram documentos à prefeitura dentro do prazo:
Casas que apresentaram alvarás
1 - Café de la Music
2 - Club 688
3 - Labarca Café Pub
4 - Preto Zé
5 - Cabaret Voltaire
6 - Nega Frida
7 - Santa Monica
8 - Encontrus Bar
9 - Clubinho
10 - Porão do Beco
11 - Caldeirão do Julinho
12 - Base Bar Drink
13 - Cond. Ed. Santa Mônica
14 - Cabo Horn/Divina Comédia
15 - Porteira da Amizade
16 - Bianchini
17 - Galpão Crioulo
18 - Farm's Bar*
19 - Batemacumba*

Casas que apresentaram certidões
20- In Sano*
21 - Pé Palito/Woodoo Lounge*
* Documentações em análise técnica da prefeitura

Fonte: Terra e G1
Fotos: Divulgação e Jornal NH
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário