15 de fev. de 2013

VIOLÊNCIA EM SANTA CATARINA: Após o 100º ataque dos marginais, Força Nacional de Segurança vai agir no estado


O governo de Santa Catarina confirmou na tarde desta sexta-feira que homens da Força Nacional de Segurança (FNS) atuarão no combate à onda de ataques que assola o estado há mais de duas semanas. A informação foi confirmada pela assessoria do governador Raimundo Colombo. Os detalhes da operação, como número de homens e o período de atuação, serão anunciados ainda nesta tarde em uma entrevista coletiva com as autoridades de segurança do estado. 

O envio de tropas federais foi decidido em uma reunião do governador com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na quarta-feira. Na madrugada desta sexta, foram registrados mais dois ataques no estado. Em Laguna, no litoral sul, dois homens atiraram um coquetel molotov contra um caminhão estacionado, mas o explosivo falhou. Em Içara, na mesma região, bandidos atearam fogo em um carro depois de renderem um casal que estava no veículo. Ninguém se feriu. Nos dois casos, a polícia não conseguiu prender os criminosos. 

Os crimes são atribuídos a uma organização criminosa do estado, o Primeiro Grupo Catarinense (PGC). Gravações telefônicas obtidas pela polícia mostram presidiários ordenando ataques como reação às condições das cadeias estaduais. Detentos ligados à facção criminosa deverão ser transferidos para presídios federais nos próximos dias. 

Fonte e fotos: Veja On Line

A cara do Povo 

Na foto tirada por Fábio Rodrigues Pozzebom para a Revista Veja, ficou ilustrado a verdadeira cara do povo catarinense que esta refém dos marginais. 


Como se não bastasse os políticos nos deixarem com cara de palhaços devido às suas ações, ou falta delas, agora fazem o povo trabalhador de Santa Catarina estampar em seus rostos a cara de pânico e medo. 

A mulher anônima da foto, possivelmente indo pra casa após sua jornada de trabalho, expressa este sentimento em seu semblante. Para se deslocar de ônibus tem que ir escoltada pela polícia por causa da baderna provocada por um bando de animais que já estão na jaula. 

O pior... 

Segundo consta tudo começou por causa da infeliz ação de outros animais, servidores públicos, que se achando donos da razão agiram de forma indevida com os detentos do presídio de Joinville. 

Tenho minhas convicções quanto ao sistema penitenciário nacional. Sou totalmente contra o modelo atual, assim como acredito que Código Penal Brasileiro, que permite que tudo isso ocorra, tem que ser revisto e ter uma nova formatação com urgência. 

Sei também que há uma grande defasagem do efetivo das polícias em Santa Catarina, como há em todo o Brasil, mas isso não pode justificar que meia dúzia de marginais, na maioria cumprindo pena dentro das casas prisionais, comandem os desmandos contra a população catarinense. 

O governo Colombo, no meu entender, vem deixando muito à desejar nesta questão e em outras tantas e contribuindo com sua ineficiência para que esta corja faça o que bem entender, apesar das 94 prisões, que em grande parte, não surtiram nada.

Chega logo 2014, não por que teremos a copa no Brasil, mas porquê vamos poder exercer mais uma vez nosso direito de voto. Espero eu que façamos isso com consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário