23 de mai. de 2013

BR 101 SUL: Superintendente do Dnit catarinense esta otimista com o andamento das obras

O trecho entre Palhoça e Passo de Torres (divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul), é conhecido como BR 101 Sul. São 238,35 quilômetros e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Avani Aguiar de Sá, garante que a equipe concluiu 90% da duplicação neste trecho. Faltam, de acordo com o superintendente, as conclusões do Lote 25 (que compreende o trecho entre Itapirubá e Laguna), o Lote 29 (trecho entre Araranguá e Sombrio), o trecho do Morro do Formigão, em Tubarão, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna e a transposição do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Também faltam as obras do Lote 1 (entre Bentos e Bananal), que estão em fase de assinatura da ordem de serviço.

A previsão, diz Sá, é de que o Lote 25 termine até setembro deste ano. Já as obras do Lote 1 estão sendo contratadas ainda. Assim que a ordem de serviço for assinada, a equipe tem 14 meses para concluir a duplicação do trecho. "Com isso, teremos cerca de 95% de obra feit6a. Faltarão o Morro do Formigão e a ponte Anita Garibaldi", avalia o superintendente.

A licitação para que o túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, seja construído está prevista para este ano. "Por enquanto os serviços estão correndo dentro do previsto. O Morro do Formigão é uma obra menor do que o Canal das Laranjeiras, por exemplo. Ele deve ficar pronto antes. As obras começaram em fevereiro e o prazo de conclusão é de dois anos, ou seja, em fevereiro de 2015. A ponte está prometida para o final de 2015", explica Sá.

Esses são os trechos críticos do tráfego da BR-101 Sul atualmente. Motoristas perdem horas em filas que chegam a até dez quilômetros de extensão em Tubarão e em Laguna. Com a conclusão destas últimas obras, Sá acredita que será possível viajar no trecho entre Criciúma e Florianópolis, por exemplo, em até duas horas. O restante da rodovia, diz ele, está pronta e é já é possível constatar que o trânsito flui com mais facilidade nos trechos concluídos.

Veja o trânsito na ponte de Laguna ao vivo, clic no link:

Fonte: Engeplus
Edição: ALO

Nenhum comentário:

Postar um comentário