31 de ago. de 2012

ELEIÇÕES 2012: Disputa acirrada em Porto Alegre

Uma semana após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, pesquisa do Instituto Vox Populi com as intenções de voto em Porto Alegre mostra que dois candidatos estão polarizando a preferência do eleitorado. O prefeito José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, lidera o levantamento tanto na consulta espontânea quanto na estimulada., mas é seguido de perto pela candidata do PC do B, Manuela D’Ávila. Tecnicamente, os dois estão empatados para a disputa de 7 de outubro.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 25 e 27 de agosto e ouviu 800 eleitores na cidade. Na consulta espontânea, em que os entrevistados apontam um nome de sua preferência, Fortunati lidera com 27% das intenções de voto. Manuela aparece logo em seguida, com 24%. Em terceiro lugar está o candidato do PT, Adão Villaverde, que somou 7% da preferência.

Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Fortunati e Manuela estão tecnicamente empatados. Na consulta estimulada, na qual os eleitores votam nos nomes de um cartão apresentado pelo pesquisador, Fortunati também lidera, com 34% das intenções de voto. Mas a diferença para a candidata comunista cai a dois pontos percentuais – Manuela aparece com 32% na consulta. O candidato do PT tem 9% na pesquisa estimulada. Dos outros candidatos inscritos na disputa, Roberto Robaina (PSOL) teve 1% de citações nas consultas espontânea e estimulada. Wambert Di Lorenzo (PSDB), Érico Corrêa (PSTU) e Jocelin Azambuja(PSL) não chegaram a 1%.

Perfil

O número de eleitores indecisos ainda é muito alto, de acordo com a pesquisa: quatro em cada dez pessoas consultadas pelo Instituto Vox Populi disseram que não vão votar em ninguém ou que ainda não têm candidato. Mesmo quando confrontados com uma lista de postulantes, 25% dos eleitores se mostraram inclinados a não votar em nenhum deles. 

O perfil dos eleitores também foi pesquisado pelo Instituto. Manuela D’Ávila aparece como a candidata das mulheres (31% a 29% sobre José Fortunati) e também de pessoas com idades entre  16 e 44 anos. Fortunati lidera na faixa acima de 45 anos e também entre os eleitores homens (39% sobre 32% Manuela). 

A rejeição, entretanto, pode ser o maior empecilho para a representante do PC do B. Ela foi citada por 11% dos eleitores como a candidata em que eles não votariam de jeito nenhum. Fortunati aparece em segundo lugar, com 8%.  A pesquisa foi registrada no TRE no dia 24 de agosto com o número RS-00096/2012.

Fonte e imagem: Jornal Metrô

Pesquisa Datafolha também mostra Fortunatti na ponta

O candidato do PDT à prefeitura de Porto Alegre (RS), José Fortunati, está com 36% das intenções de voto e lidera a corrida eleitoral na capital gaúcha, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29). Em segundo lugar está Manuela D’Ávila (PCdoB), com 32%, e, em terceiro, está Adão Villaverde (PT), com 7%.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário