3 de ago. de 2012

Julgamento do mensalão agita redes sociais

Políticos, atores e apresentadores comentaram a sessão no Twitter
Os manifestantes que se ausentaram da Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, durante a primeira sessão do julgamento do mensalão, tomaram conta das redes sociais nessa quinta-feira. Palavras que faziam referência ao caso estiveram entre as mais frequentes no Twitter. O bate-boca que marcou os primeiros momentos da sessão, entre os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Joaquim Barbosa, relator, garantiu boa parte das referências. O apresentador Milton Neves escreveu: "Medalha de ouro para Joaquim Barbosa, o Pelé do Planalto".

"Lewandowski diz que Joaquim Barbosa desmembrou o mensalão tucano", publicou o ator José de Abreu. Os nomes de outros ministros, como Rosa Weber ao se manifestar contra o desmembramento, também apareceram entre os termos mais comentados do microblog. A hashtag #Mensalão não esteve entre as dez mais usadas, mas apareceu em tweets em outros países. O termo #ConfioNoSTF, criado por quem não acredita na existência do esquema, chegou a ocupar o terceiro lugar. 

Do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde permanece internado após a retirada de um tumor no pâncreas, o ex-deputado Roberto Jefferson não poupou comentários: "Será um mês longo, de exaltação ou velório da democracia. Mês para mostrar que o STF tem liberdade, independência e, principalmente, coragem." Jefferson criticou o atraso ocasionado pela votação de uma questão de ordem colocada pelo advogado Marcio Thomaz Bastos: "Se julgamento ficar na só tipicidade, antijuricidade e culpabilidade, tende a ser um mar de tédio para a opinião pública." Ele tocou, ainda, em outro assunto que promete ser tratado: "Se o julgamento se prolongar mais do que se imagina, haverá acalorada discussão sobre a possibilidade de (o ministro Cezar) Peluso adiantar voto." 

A ex-senadora do PSOL Heloisa Helena pediu pelo Twitter a punição dos culpados: "Que o Brasil não sinta mais vergonha por ver pobre na cadeia pelo roubo de pão e corrupto impune pela pocilga mensalão!" Já o deputado federal Paulo Teixeira (PT) pediu a aplicação da lei e concordou que a Corte julgue apenas réus com foro privilegiado: "Concordo com o ministro Lewandowski quando defende o desmembramento da ação penal 470, para que o STF julgue apenas quem tem foro privilegiado." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário