6 de ago. de 2012

Feira Construsul e ExpoMáquinas batem recordes e já projetam crescimento para ano que vem

Após quatro dias de evento na Fiergs, em Porto Alegre, atenções agora se voltam para edição de 2013, que será realizada em Novo Hamburgo

Corredores lotados, muita curiosidade em busca de novidades na área da construção e um ritmo impressionante de negócios. Assim terminou mais uma edição da Feira Construsul e ExpoMáquinas. O evento, realizado na Fiergs, em Porto Alegre, encerrou com a estimativa de presença de aproximadamente 75 mil pessoas.

- Houve inovação e preocupação com a sustentabilidade, mas não só a proteção do meio ambiente em si e sim em conjunto que envolve a saúde e segurança do trabalhador. A construção civil tem um leque muito grande que envolve a pavimentação, redes públicas de água e esgoto e infra-estrutura urbana, entre outros e a Feira conseguiu atingir todos esses setores - destacou o diretor da Sul Eventos, Luiz Inácio Sebenello.

O dia de maior movimento foi o sábado quando passaram pelos pavilhões 24.690 pessoas. A sexta-feira teve fluxo semelhante, com o registro de 21.527 pessoas. A perspectiva dos organizadores é que tenha sido superada a meta de R$ 400 milhões em volume de negócios, já no final da sexta-feira. O diretor da Sul Eventos, Paulo Richter, destacou números que impressionam sobre a Construsul na sua realização e montagem.

- Este é um momento ímpar para Sul Eventos, por se tratar da 15ª edição da Construsul. Todas as edições foram realizadas com crescimento de expositores, público e área. Este ano não foi diferente e isso mostra que o momento é especial. Alguns expositores dizem que a produção fica "comprometida" no bom sentido, nos próximos três meses após a Construsul - declarou.

O termômetro de satisfação do evento foi a renovação dos contratos para o ano que vem.

- Atingimos esse índice em 100% na Construsul. Não significa que estejamos no limite de receber novas empresas. Com a ida para Novo Hamburgo, poderemos receber ainda novas empresas - completou Cláudio.

A Copa do Mundo de 2014 é considerada um dos fatores impulsionadores de obras. Obras sonhadas há décadas como a reforma do Beira Rio e a construção da Arena do Grêmio hoje se tornaram realidades. Além disso, obras de infraestrutura de mobilidade viária geram inúmeras oportunidades de emprego e renda.

Outro setor que é aquecido é o de venda de imóveis. O representante do Sinduscon-RS, José Luiz Lomando, destaca que a velocidade de vendas é muito boa, o que fortalece o setor.

- Isso significa que estamos produzindo e o pessoal está comprando. Os programas do governo têm ajudado muito nisso. A quantidade de empresas que surgiram foi muito significativo. Houve dificuldade na qualidade da mão de obra, pois para ir para construção civil, primeiro tem de gostar, pois o trabalho é muito árduo (trabalho na chuva, no barro) e o pessoal prefere trabalhar ganhando metade do que ganharia na construção civil - comentou.

A ExpoMáquinas impressiona pela avançada tecnologia e porte das máquinas e equipamentos. O evento serviu como oportunidade para comemoração dos 60 anos da parceria da Pesa com a Caterpillar.

- Para nossa alegria pudemos comemorar 60 anos aqui na ExpoMáquinas que sempre nos trouxe bons negócios e um volume muito grande de participação em nosso segmento. O setor esteve parado nas últimas décdas por falta de obras e grandes eventos. Desde os programas do Governo Federal PAC 1 e PAC 2, além de Copa do Mundo e Olimpíadas, os fabricantes vêm projetando um crescimento grande. Tudo isso transformou o Brasil na "menina dos olhos" em termos de equipamento - afirmou o gerente de vendas da Pesa, Edvaldo Aparecido de Oliveira.

Ao longo do evento cartazes com os dizeres "vendido" indicam o sucesso dos negócios. A Bob Cat comercializou somente durante os 4 dias da Construsul 18 máquinas, saindo plenamente satisfeita.

- A gente consegue com a Construsul chegar a clientes remotos e longe dos grandes centros, despertando o interesse e assim trabalhar ao longo do ano. Nossas máquinas são precursoras nesse segmento de menor porte, que permite deslocamentos dentro da indústria, órgãos municipais, entre outros - explicou o gerente de Porto Alegre, Carlos Batista.

Durante a Feira Construsul desse ano foi feito o anúncio do novo endereço para os eventos no ano que vem. A Construsul e ExpoMáquinas passarão a ser realizadas na Fenac em Novo Hamburgo, de 31 de julho à 3 de agosto de 2013.

Fonte: Play Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário