15 de set. de 2013

ACAMPAMENTO FARROUPILHA: Missa Crioula, gineteada e música movimentam o acampamento 2013

Culinária característica do pampa gaúcho também atraiu os visitantes
Culinária característica do pampa gaúcho também atraiu os visitantes Foto: Caren Mello/Divulgação PMPA
Um dos dias mais movimentos do Acampamento Farroupilha, com cerca de 23 mil visitantes, teve início com 10 provas campeiras, em 16 modalidades. Centenas de pessoas que ocuparam as arquibancadas da pista de prova, conheceram um pouco mais da habilidade de montaria, laço e gineteada, características da cultura gaúcha.

Com o calor mais ameno, o visitante acompanhou durante mais tempo no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) a intensa programação cultural que se estendeu até o final da noite. “Chegamos antes das 10h aqui. Vamos almoçar, assistir uns shows e esperar até a Missa Crioula”, contou Marilia Aparecida dos Santos, professora de Gravataí, que veio acompanhada de uma prima. 

A programação prosseguiu com a primeira classificatória da segunda edição do Festival de Música do Acampamento e com a Missa Crioula. A celebração, que pediu as benção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos piqueteiros, teve início com a condução da cruz e com a lembrança da presença religiosa na história, na cultura e nas lendas gaúchas. Na cruz foram amarrados os lenços vermelho, representando os chimangos, e o branco, em menção aos maragatos, como símbolo da importância da paz e do amor entre os povos. 

O sábado, que prosseguiu com uma demostração de Trova e Pajada, e de um show de Paulinho Pires, o homenageado deste ano no Acampamento, teve, inclusive, a presença da Corte do Carnaval de Porto Alegre. O Rei Momo, Fábio Verçosa, a rainha Thamy Souza e a princesa Fernanda Aguillera chamaram a atenção por onde passaram, distrubindo acenos e respondendo a pedido de fotos. “Nosso passeio comprova que somos carnavalescos e gaúchos. Uma cultura está dentro da outra”, avaliou Verçosa. 

Fonte e foto: PREFPOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário