Os empresários de Turismo estão otimistas em relação ao setor, ao contrário do ano passado, quando o cenário de crise amedrontava. Para 2010 os empresários apostam no aumento do faturamento e dizem que vão investir e contratar mais.
A Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, ouviu as 80 principais empresas de turismo do país, de nove segmentos diferentes, que respondem por um faturamento de R$ 35 bilhões e empregam cerca de 85 mil profissionais em todos os estados brasileiros.
No resultado consolidado (comparativamente a 2009) a expectativa do setor turístico é de um aumento de 14,6% no faturamento para 2010. Os ramos que esperam mais elevadas ampliações do faturamento são o de feiras, locadoras de automóveis, operadoras de turismo, transporte aéreo e turismo receptivo.
No quesito postos de trabalho, o turismo receptivo e meios de hospedagem são os setores que mais devem contratar em 2010: 11% e 7,8%, respectivamente. A variação ficou em 4,9% no resultado consolidado entre os nove ramos pesquisados.
Os nove segmentos da atividade turística ouvidos foram: agências de viagem, eventos, feiras, locadoras de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo. As respostas foram coletadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010.
Foto Divlgação MTur - Fonte: MTur
Edição: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055
Nenhum comentário:
Postar um comentário