13 de jul. de 2012

Centenas de pinguins foram encontrados mortos no litoral norte gaúcho

Pinguins encontrados mortos no Litoral Norte serão trazidos para análise em Porto Alegre Emílio Pedroso/Agencia RBS
Animais estavam espalhados na beira-mar do Litoral NorteFoto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
A causa da morte das centenas de pinguins-de-magalhães encontrados na costa do Litoral Norte começa a ser investigada. Uma operação do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), que terá apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar da região, deve recolher 30 amostras dos animais e encaminhar para ser analisado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o veterinário Derek Blaese de Amorim, que comandará a operação, durante a quinta-feira foi realizado um rastreamento em 40 quilômetros de costa, entre Tramandaí e Dunas Altas. No trecho, foram encontrados 500 animais mortos. A maior concentração estava próximo às plataformas de Tramandaí e de Cidreira.

— As pessoas ficaram apreensivas achando que pudesse ter a ver com o vazamento de óleo que ocorreu no verão. Mas não havia nenhum sinal de petróleo nos bichos. Não há como apontar uma causa ainda.

Os animais devem chegar a Porto Alegre no início da tarde. A análise será realizada em parceria com a Faculdade de Veterinária da UFRGS. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.

Após o recolhimento das amostras, o restante dos corpos devem ser recolhidos pela prefeitura dos municípios.

Os pinguins

O período de migração dos pinguins, que saem da Patagônia, no Chile e na Argentina, em busca de comida, é considerado crítico para a espécie, conforme explica o oceanógrafo e diretor do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lauro Barcellos. Segundo ele, em um único inverno, já chegaram a ser encontrados 600 animais do tipo mortos no Litoral Norte.

— A espécie tem cerca de cinco quilos. Se estiverem mais leves, podem ter morrido por causa do enorme esforço que realizam para achar alimentos, aliado à baixa temperatura da água nessa época — explica.

É na estação mais fria do ano que os pinguins-de-magalhães deixam seu habitat, na Patagônia, para vasculhar alimentos no mar. Porém, as correntes oceânicas acabam os trazendo para a costa gaúcha, conta Barcellos. O oceanólogo pretende ir à região onde foram registradas as mortes desta semana para investigar as causas. A Furg desenvolve o Projeto Larus, que monitora o litoral do Rio Grande do Sul para identificar causas e quantificar ocorrências relacionadas a animais marinhos.

(Ceclimar) recolheram os pinguins da praia e também devem analisar o que provocou as mortes.

QUEM SÃO

— Nome: Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus)

— Peso: de 4 a 5 kg

— Altura: 45 cm

— Idade média: 18 anos

— Habitat natural: zonas costeiras do Chile e da Argentina

A MIGRAÇÃO

— Os pinguins-de-magalhães são originários da Patagônia

— Entre setembro e março, eles permanecem ao sul, para o ciclo de reprodução

— Entre março e setembro, migram para águas mais ao norte, em busca de alimento

— Alguns deles, mais jovens, podem chegar até a região do Estado do Rio de Janeiro

POR QUE ELES MORREM

Segundo especialistas, a maior parte dos animais encontrados no Estado morre por causas naturais, mas redes e óleos também são inimigos. Veja as principais razões:

— Hipotermia

— Exaustão

— Fome

— Desidratação

— Pneumonia

— Velhice

Nenhum comentário:

Postar um comentário