14 de jul. de 2012

Surf movimenta a Praia da Vila no final de semana

O Mormaii Pro Junior começou nesta sexta-feira na praia da Vila, Imbituba/SC. O evento é a primeira seletiva sul-americana e classifica os melhores surfistas com até 20 anos para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP (Association of Surfing Professionals). 

Os classificados duelam com os melhores surfistas Sub 20 do mundo nas ondas do Brasil, Austrália e Indonésia. A previsão indica ondas com um metro para sexta-feira e um bom swell pode proporcionar ondas de 2 metros para o final de semana. 

Em 2011 o Brasil levou um time de primeira linha o mundial e garantiu o título com o paulista Caio Ibelli. Deste time, seis surfistas conquistaram suas vagas nas seletivas da ASP South America: Filipe Toledo (SP), Deivid Silva (SP), João Paulo Abreu (SC), Gustavo Machado (SC), Ian Gouveia (PE) e Marco Fernandez (BA).

O Brasil garanti mais três representantes convidados pela organização. O paranaense Peterson Crisanto recebeu o convite da ASP, enquanto Caio Ibelli e Ítalo Ferreira foram convidados pela Oakley. A catarinense Gabriela Leite e a paulista Juliana Meneguel foram as representantes Feminina classificadas pelas seletivas.

“O Mormaii Pro Junior certamente será um sucesso. Temos boas previsões de swell e contamos com a impecável organização e experiência da Federação Catarinense de Surf. Sucesso para todos e grande abraço!”, analisa Gerson Vignoli Perrenoud, marketing da Mormaii. 

Os treinos já começaram e a ASI (Associação de Surf de Imbituba) já está com tudo pronto para o início das disputas. Atuante e organizada, a associação ainda não tinha em seu currículo nenhum evento da categoria. 

“A cidade está pronta para receber este grande evento. Há anos batalhamos para realizar uma etapa do Pro Junior, ainda mais que temos uma nova geração despontando no cenário catarinense e nacional”, declara Katz Sullivan presidente da ASI. “Desde já gostaria também de agradecer a todos os nossos apoiadores e colaboradores”, completa Katz.

O Mormaii Pro Junior distribui US$ 10 mil como premiação na categoria Masculina, além de 500 pontos ao ranking sul-americano Sub 20. Entre as mulheres, estão em jogo US$ 2 mil e 250 pontos para o ranking. O  patrocínio é da: Mormaii, Prefeitura Municipal de Imbituba e Votorantin. Apoio: Associação de Surf de Imbituba, Federação Catarinense de Surf e ASP South America. 

Campeões mundiais Pro Junior

2011 Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV) 
2010 Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA) 
2009 Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS) 
2008 Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA) 
2007 Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) 
2006 Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) 
2005 Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) 
2004 Pablo Paulino (BRA) 
2003 Adriano de Souza (BRA) 
2002 não realizado por falta de datas
2001 Joel Parkinson (AUS) 
2000 Pedro Henrique (BRA) 
1999 Joel Parkinson (AUS) 
1998 Andy Irons (HAV) 

Campeões sul-americanos Pro Junior

2011 Filipe Toledo (SP) e Gabriela Leite (SC)
2010 Miguel Pupo (SP) e Diana Cristina (PB)
2009 Alejo Muniz (SC) e Diana Cristina (PB)
2008 Alex Ribeiro (SP) e Diana Cristina (PB)
2007 Wiggolly Dantas (SP) e Marina Werneck (SC)
2006 Heitor Pereira (SP) e Anali Gomez (PER)
2005 Thiago Camarão (SP) e Taís de Almeida (RJ)
2004 Pablo Paulino (CE)

Fonte: Waves

Nenhum comentário:

Postar um comentário