6 de set. de 2012

Porto de Imbituba tem os molhes recuperados

$alttextA Comissão da SEP (Secretaria de Porto) participou nesta terça-feira da cerimônia do Termo de Entrega dos serviços de recuperação do molhe de abrigo do Porto de Imbituba. Os serviços foram realizados pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro com recursos disponibilizados pela SEP no valor de R$ 36 milhões. O projeto foi elaborado pelo INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias).


O molhe teve 480 metros restaurados com tetrápodes para aumentar a segurança da estrutura, utilizando 296 mil toneladas de rochas. A comissão foi conduzida por Fábio Lavor Teixeira, coordenador-Geral de Estudos e Projetos do Departamento de Infraestrutura Portuária da SEP. Segundo ele, a função principal da obra é garantir segurança e estrutura do molhe as próprias operações do porto, proteger o cais das ondas e proporcionar águas tranquilas.

Segundo Jeziel Pamato, administrador do Porto de Imbituba, a visita representa a conclusão de um longo e importante trabalho. “Os molhes de abrigo são uma característica peculiar do Porto de Imbituba e devido à ação do tempo e da natureza precisaram ser recuperados. Com muita dedicação, apoio do Governo e o trabalho do Exército, o porto está estruturalmente seguro para o crescimento”, ressaltou.

Os molhes de abrigo do Porto de Imbituba, com 845m de comprimento, foram construídos entre 1970 e 1982 para proteger o canal de aproximação e a bacia de evolução do Porto, contra a propagação das ondas oceânicas, proporcionando águas tranquilas para a operação dos navios. Porém, com o tempo foram se desgastando, havendo a necessidade de sua recuperação em 2007.

Fonte: Guia Marítimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário