8 de mai. de 2012

BR 101: Teste de tráfego no Túnel do Morro Agudo inicia nesta terça

Equipado com o que há de mais moderno em segurança de túneis, o túnel do Morro do Agudo, obra integrante da duplicação da BR-101-SC Trecho Sul, inicia a fase de testes operacionais com abertura gradativa ao tráfego, na terça-feira (8). O túnel será operado com sistema de controle totalmente automatizado.
Confira os sistemas em teste no Morro do Agudo
  • Sistema de supervisão e controle de tráfego: telefonia de emergência, monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), monitoramento de imagens (três câmeras coloridas com sistema de captação e análise de imagens à distância e 10 câmeras fixas, instaladas a cada 100 metros no interior do túnel), Painel de Mensagens Variáveis (avisos dinâmicos, através de mensagens eletrônicas sobre acidentes, obras, ventos, chuvas, neblina, tipo de operação, apresentação em horários programados).
  • Monitoramento e controle de segurança: detecção de incêndio no interior do túnel, nas salas da subestação e do prédio de apoio administrativo/operacional.
  • Monitoramento e controle de iluminação e ventilação.
  • Sonorização do túnel (megafonia).
  • Sinalização de evacuação de emergência.
  • Monitoramento e controle da rede de hidrantes e detecção de acesso aos extintores manuais de incêndio.
  • Cancelas, semáforos e balizadores de tráfego.
  • Sistemas de vigilância e segurança patrimonial.
  • Centro de controle operacional: sistema de gerenciamento do túnel que concentra todas as ferramentas necessárias à manutenção da segurança, fluidez e controle das condições de tráfego do sistema.
  • Sistema de energia: constituído de três fontes independentes de alimentação (um gerador a diesel, um sistema de no-break e dois transformadores de distribuição a seco) para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos diversos sistemas do túnel.
As melhorias também se estendem ao sistema da concessionária de energia elétrica local, a Cerpalo. Por força do atendimento ao túnel, a concessionária melhorou suas instalações, construindo um novo alimentador de 13,8 kV, o que significa mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para toda a região.
Túnel do Morro Agudo
Localização: BR-101 Sul - km 257
Extensão: 1.014 metros
Investimentos: R$ 62 milhões

Horários de liberação ao tráfego para testes operacionais
Data
Horário
Terça-feira – dia 08
14h às 16h
Quarta-feira – dia 09
14h às 17h
Quinta-feira – dia 10
14h às 18h
Sexta-feira – dia 11
Avaliação dos testes operacionais para abertura definitiva ao tráfego

Nenhum comentário:

Postar um comentário