11 de mai. de 2011

Educação SC: Professores estaduais decidem sobre greve hoje

Neste 11 de maio, o SINTE/SC fará uma grande assembleia estadual, com paralisação nacional, para exigir a implantação imediata do Piso Nacional em Santa Catarina.

Um grande número de trabalhadores na Educação já confirmou a participação na assembleia estadual, que terá início às 14h, no Centro de Convenções Centro Sul, em Fpolis.

Os trabalhadores em Educação deram ao Governo Colombo prazo até este 11 de maio para que fosse apresentada uma proposta efetiva sobre a aplicação do Piso. No entanto, o governo tem falhado e agido com descaso sobre as reivindicações da categoria e na luta por uma educação pública de qualidade no estado.

Diante da falta de empenho do governo Colombo de atuar na defesa da educação gratuita, pública, de qualidade e democrática, a categoria não vê outra saída a não ser a greve.

"Os profissionais da Educação não querem paralisar as atividades, pois sabem os transtornos que uma greve provoca para toda a comunidade escolar; no entanto, a greve será o último recurso utilizado pelos trabalhadores para exigirem que o governador de Santa Catarina respeite uma lei federal, como é a Lei do Piso, e cumpra a legislação como forma de valorizar o trabalhador e a educação de qualidade no estado", segundo um diretor do SINTE/SC.

O diretor acrescentou que a pauta de reivindicação do magistério, além da aplicação do Piso, inclue também realização de concurso público para ingresso no magistério; revogação da lei dos ACTs; solução para os problemas estruturais nas escolas; fim da proposta de municipalização do ensino fundamental; fim das terceirizações na área da Educação e a gestão democrática e respeito à autonomia das escolas.

Sobre este último ítem, o SINTE/SC ressalva sua grande importância, principalmente, diante de graves ameaças que os professores que participarão da assembleia estadual deste 11 de maio estão sofrendo por parte dos diretores de escolas.

Quanto ao Piso Nacional, lembramos que o SINTE/SC, junto com a CNTE, reivindica o valor de R$ 1.597,87, como vencimento inicial. Hoje, um professor no início de carreira em Santa Catarina, percebe R$ 609,46 - um dos piores salários do país.

Leia abaixo matéria publicada no site da CNTE chamando para a mobilização deste 11 de maio:

Paralisação nacional é nesta quarta!

Semana mobilizará trabalhadores em educação pública pela aprovação do PNE e pelo cumprimento da Lei do PISO com paralisação nacional dia 11 de maio

A partir de hoje até o dia 13 de maio a CNTE promoverá a Semana de Mobilização pela Educação. O objetivo é pedir aos parlamentares a aprovação ainda este ano do Plano Nacional de Educação (PNE) e cobrar dos gestores públicos o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei 11.738/08. O ponto alto da semana será a paralisação nacional na quarta-feira, 11 de maio. Neste dia, representantes das 41 entidades filiadas à CNTE se concentrarão em Brasília. A programação inclui ato em frente ao Congresso Nacional, reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, visitas aos gabinetes dos parlamentares e audiência pública na Câmara dos Deputados com o tema qualidade da educação. Os sindicatos de educação de todos os estados organizarão suas atividades locais.

Fonte: Sinte-SC

Um comentário:

  1. Enquanto não for feito uma reforma Educacional, com respeito e valorização do magistério, não poderemos falar, e muito menos exigir qualidade da educação básica.
    Nossos governantes nao compreendem que para atingir níveis qualitativos, é preciso minimizar os problemas existentes. O problema já foi detectado, agora é a hora de exigirmos que o resultado apareça.
    Pensar em qualidade do ensino, enquanto os professores mal conseguem pagar suas contas no final do mês me parece irônico! Está na hora dos políticos que NÓS elegemos, começarem a trabalhar pela sociedade e não, sugar dela o pouco que possuem!

    ResponderExcluir