11 de mai. de 2011

Há 30 anos morria Bob Marley . . .

Reggae = a Bob Marley. 


Ainda hoje, mais de 30 anos passados, não há quem não saiba cantar “No Woman, no Cry” ou não dance alegremente ao som de “Could you be Loved”.

A carreira musical  de "Robert Nesta Marley", nome verdadeiro de Bob Marley, começou em 1962, quando gravou dois singles “One Cup of Cofee” e “Judge Not”, sob o pseudónimo Bobby Martell. Nem o nome, nem as canções tiveram sucesso.

Em 1963, cria os The Teenagers, juntamente com vários amigos entre os quais Bunny Wailer e Peter Tosh, que mais tarde viria a chamar-se The Wailers.

Entre falhanços musicais, falta de dinheiro e viagens a Londres, a banda começou a sua ascensão em 1972, com o produtor Chris Blackwell, da Island Records, que procurava uma forma de mostrar a musica jamaicana ao mundo. Quando Bob Marley entrou no seu escritório, Blackwell viu nele um futuro ícone. “Catch a Fire” foi o primeiro álbum gravado com esta editora e os The Wailers a primeira banda reggae a ter tratamento 5 estrelas em estúdio.

As vendas não foram suficientes para transformar Marley numa estrela, mas interessou os críticos. “Burnin’” foi o segundo álbum, que incluía aquelas que são ainda hoje um sucesso: “Get Up, Stand Up” e “I Shot the Sheriff”, que nem a Eric Clapton passou despercebida. Apesar de em 1974 ter perdido Tosh e Bunny, continuou a gravar como Bob Marley and The Wailers.

Em 1975 chega o sucesso internacional com a música “No Woman, No Cry” do álbum “Natty Dread”. Seguiu-se “Rastaman Vibration”, de 1976, que passou quatro semanas no top 100 da Billboard, nos EUA. Marley gravou 11 álbuns, sete de estúdio e quatro ao vivo. “Uprising” foi o seu último álbum gravado em estúdio (1980). A revista “Time” elegeu “Exodus” como um dos melhores álbuns do século XX.

Bob Marley morreu em Miami, Flórida / USA, vitimado por um cancêr de pele chamado de melanoma maligno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário