1 de ago. de 2011

Siriú recebeu visita de Baleias Francas

Na manhã de sábado (30), dois adultos e um filhote puderam ser vistos na Praia do Siriú. Garopaba anualmente é visitada por dezenas de animais que saem da Antártica em busca de águas mais quentes para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. De julho a novembro, tempo em que as francas permanecem no Estado, a cidade recebe pessoas de várias partes do Brasil e do exterior, que querem conhecê-las.

As primeiras baleias-francas chegaram no começo de julho, e até o final da temporada, que acontece em novembro, a expectativa dos biólogos do Instituto Baleia Franca é superar a marca do ano passado, que foi de 102 animais. Até agora, cerca de 10 já foram avistadas na região. Mas, de acordo com o presidente do Instituto Baleia Franca, Enrique Alfredo Litman, os três últimos meses são os que registram o maior número de animais.

O turismo de observação de baleias por mar acontece em Garopaba desde 1998. O recorde de animais foi registrado em 2006, quando 194 animais foram vistos no litoral Sul.

A notícia de que baleias haviam sido avistadas fez alegria de uma família mineira que esperava desde quinta-feira pela oportunidade. Durante o passeio, veio a confirmação de que terem rodado mais de 1,5 mil quilômetros para conhecê-las valeu a pena.

— É maravilhoso e inesquecível — resumiu o médico Cirilo Fernandes, que saiu da cidade de Pará de Minas e dirigiu mais de 16 horas para que a esposa e os três filhos pudessem conhecer os animais.

Fonte: DC Online
Foto: Alvarélio Korusu
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário