18 de out. de 2013

CIDADE BAIXA: Bares X Moradores - Avançar ou regredir?

Na quarta-feira (16) entre 18:30 e 20h ocorreu na Escola Estadual Leopolda Barnewitz, na rua João Alfredo assembléia geral convocada pela prefeitura municipal para discutir e deliberar sobre o horário de fechamento dos bares na cidade baixa, o meu bairro.
A assembléia foi conduzida pelo Subprefeito da Região Centro, Rodrigo Kandrik, e contou com a presença do Secretário Municipal da SMIC, Humberto Goulart, do Diretor de Fiscalização da SMIC, Roberto Stock, da Vereadora Fernanda Melchiona (PC do B), do Presidente da Associação dos Bares da Cidade Baixa, Moacir Biassebeti, Major BM Ulisses, Cmdt. Policiamento do Bairro, da Maria Isabel, do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares e do presidente da Associação dos Moradores, Zildo Tadeu.
Da esq. para a dir: Zilton Tadeu, Ver. Fernanda Melchiona, Maj. Rodrigues, Kandrik, Dr. Goulart e Stock
Democraticamente a palavra foi aberta aos participantes da assembléia com três minutos para cada um, eu tive a oportunidade de ser o primeiro a me manifestar como morador do bairro há mais de 40 anos. Apelei à todos que buscassem o entendimento e o bom senso, salientando que o bairro mais boêmio do RS e um dos mais boêmios do Brasil é um patrimônio cultural da cidade e uma atração turística que tem que ter tratamento diferenciado. Me manifestei favorável ao horário estendido durante o horário de verão.

Na sequencia falaram outros representantes da comunidade, a maioria favoráveis ao horário ampliado. E outros mais radicais, que se dizem representantes dos moradores, mas que na verdade defendem seus próprios interesses. 

Claro que o bairro tem problemas, não só no funcionamento dos bares, mas na segurança pública, na iluminação, a questão dos moradores de rua, etc. Mas penalizar a maioria por que meia dúzia conhecida causa problema, isso não é de se admitir.

Mas uma manifestação me deixou ainda mais indignado. Foi a manifestação do presidente da associação dos moradores, Zildo Tadeu. Primeiro que ele chegou depois de meia hora do inicio da assembléia. Deu uma volta no salão, e sentou-se a mesa principal. Quando da sua fala disse que tinha visto poucos moradores e que a diretoria e o conselho já haviam se manifestado sobre o assunto. e que este vai ser encaminhado ao Ministério Público. 

Busquei algumas vezes contato com a associação dos moradores, mas nunca consegui, parece que estão sempre enclausurados de mal com todos e com tudo que o bairro representa. Vivem num passado distante, num bairro que eu também vivi, e que tenho saudades. Como lembrança. Hoje tenho orgulho do meu bairro e do que ele representa para Porto Alegre.

Após tudo isso, ocorreu a votação, onde 61 moradores votaram favoráveis ao horário estendido nas quintas, sextas e vésperas de feriados até as 2 da manhã. Nos outros dias até a uma hora. Dois moradores foram contra e teve uma abstenção.
A imprensa estava presente, inclusive com entrada ao vivo da João Alfredo na TV COM. As matérias dos jornais de quinta-feira (17) deram destaques para o sr. Zildo, presidente da associação que não me representa e a maioria dos presentes na assembléia, dizendo que foi tudo uma farsa e que irão para o MP se queixar. Sei que as polêmicas vendem jornais e dão audiência nas rádios e televisões, mas dar destaque somente para um dos lados, me desculpem, é incoerente. Leia nos links as matéria do Correio do Povo (http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=510035) e da ZH (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/10/bares-da-cidade-baixa-em-porto-alegre-terao-horario-estendido-durante-o-verao-4303311.html).

Não me contive ao final da reunião e solicitei  a palava mais uma vez e falei diretamente ao sr. Zildo, e falei que ele não me representava, nem sua associação. Conclamei os moradores presentes para fundarmos uma nova associação. Fiquei sabendo em seguida, após receber cumprimentos pelas manifestações, de que há um movimento para fundar uma nova associação e fui convidado a me integrar à ele.

Na minha opinião temos que caminhar para frente. Os problemas pontuais que ocorrerem, tem que ser tratados pelo poder público e denunciados por moradores e comerciantes do bairro. 

Parabéns a prefeitura pela condução da assembléia e pela participação dos moradores e comerciantes que lá estiveram. E deixo um conselho para o sr Zildo Tadeu: quem vive de passado é museu, cara feia, ranço, radicalismo não leva a nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário