9 de out. de 2013

"ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE...", de onde mesmo cara pálida?

Lendo, ouvindo e vendo as notícias do dia a dia, e observando os discursos dos nossos governantes, desde a presidente Dilma, seus ministros, governadores, enfim a politicagem toda, eu me lembrei do refrão - "Este é um país que vai pra frente"(clic aqui e veja a propaganda) - de uma música que ouvi na minha infância nas rádios, e também na tv, dava direto. A música era usada como propaganda da ditadura militar e foi criada pela dupla Dom e Ravel, com o título de "Eu Te Amo, Meu Brasil".

Pois bem, o nosso Brasil foi pra frente. A ditadura caiu, conquistamos eleições diretas. Hoje temos uma jovem "DEMOCRACIA", no meu entender maquiada e mascarada, mas temos. E isso é ir para frente.

Eu me pergunto, para onde mesmo que nosso país foi? Hoje somos a 7ª economia do mundo, que maravilha! Mas isso resolveu os inúmeros problemas do sofrido povo? Somos o país que tem o segundo pior índice em educação do mundo, segundo a Revista  "The Economist", estamos a frente somente da Indonésia, atrás de México e Argentina. Tem mais: A situação do Brasil no saneamento básico é dramática. O Presidente da Ong Trata Brasil, Édison Carlos, disse: “Podemos dizer que a grande maioria do esgoto do país continua indo para os cursos d’água, os rios, as lagoas, os reservatórios e, consequentemente, o oceano. O Brasil parou no século 19. Qualquer indicador que você pegue tem níveis dramáticos, que não têm nenhuma relação com o avanço econômico que o Brasil vem tendo”. E na infraestrutura? Nada de avanço. Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, o Brasil esta, em todos os indicadores de infraestrutura básica, entre os 100 piores países.

Somos um país violento com uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, a oitava pior marca entre 100 nações com estatísticas consideradas relativamente confiáveis sobre o assunto.

Um país sem saúde é o que somos. De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, numa pesquisa envolvendo 191 países, o país que vai pra frente esta na 125ª. Com essa colocação perde para países como Albânia, Senegal, Benin, Tonga e Paquistão. Considerando a América Latina, o sistema de saúde brasileiro só é melhor do que o da Bolívia, Guiana e Peru.

Temos os maiores juros e a maior carga tributária mundial. Pagamos salários fora da realidade aos nossos políticos, enquanto o trabalhador se contenta com míseros R$ 622,00. O judiciário brasileiro ainda esta no século passado. Onde, infelizmente, as leis privilegiam os mais abastados.

A pobreza diminuiu. Avançamos em tecnologia. No Brasil hoje, celular é que nem bunda, todo mundo tem. Segundo a Teleco, empresa de consultoria em Telecomunicações, o Brasil só perde no total de celulares para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Todos eles, contudo, têm população superior, e o Brasil supera os quatro líderes quando o assunto é o número de linhas habilitadas por cidadão. Além disso, em poucos lugares do mundo este índice vem crescendo tão rápido quanto aqui. Ainda mais depois que, em abril, o governo federal desonerou os smartphones.

E agora a notícia de que o Brasil também avançou ainda mais na telefonia celular. Somos o país que tem a tarifa mais cara do mundo. Que contra senso não? Temos o maior número de linhas e pagamos as tarifas mais caras. Claro que nesta tarifa estão os absurdos impostos pagos pelas companhias, mas não justifica.

Fazendo uma comparação, o discurso de hoje é o mesmo da época da ditadura com outras palavras é claro. Na verdade, a conclusão que chego é que o Brasil vai pra frente. Pra frente no discurso e pra frente na falta de compromissos com a população. Mas principalmente o Brasil vai pra frente da televisão ver novelas que distorcem a moral, ver programas sobre celebridades, ver sonhos e sonhar com dias melhores. Será que virão? EU ACREDITO. Ano que vem...

"EU TE AMO MEU BRASIL"

Fontes: G1 / Uol / Folha / Metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário