27 de jul. de 2013

MERCADO PÚBLICO PORTO ALEGRE: Recuperação total só em 2014

Depois da tragédia, que felizmente não foi do tamanho que se pensava, a prefeitura de Porto Alegre informou que a recuperação do Mercado Público só acontecerá no próximo ano. Segundo o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, arquiteto Luiz Antônio Custódio, que junto com o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, acompanhou visita dos integrantes do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc) ao Mercado Público em inspeção que debateu alternativas operacionais para a restauração do prédio, parcialmente destruído pelo incêndio de 6 de julho, constatou-se que a recuperação se dará no mínimo em oito meses.

Ainda segundo Custódio, após a primeira etapa de realização de obras que possibilitarão a reabertura das partes não afetadas pelo incêndio, o foco estará na restauração do patrimônio histórico cultural. Cerca de 80% dos trabalhadores já terão retornado ao Mercado neste período. Ele disse que, para viabilizar o funcionamento do Mercado, falta só executar uma proteção, com redes e tapumes, para impedir a queda de materiais sobre o térreo.

O arquiteto destacou que, pelo fato de o Mercado se tratar de um monumento de importância inquestionável para a cidade, a recuperação assume significado sobretudo cultural. O Compahc se reúne na segunda com o intuito de embasar as decisões a serem tomadas quanto à contratação das empresas que vão executar as obras necessárias para a restauração do Mercado.

Além dos conselheiros do Compahc, também participaram da visita a superintendente substituta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Ana Maria Beltrami, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado Eduardo Hahn.

E os culpados?

As autoridades se mobilizaram, falaram, buscaram recursos, apareceram na mídia se dizendo estarrecidas com o que ocorreu ao Mercado Público da capital. Governo municipal, estadual e federal não pouparam palavras. Por enquanto só palavras. Vão deixar tudo para o "ANO ELEITORAL", 2014. 

O que a população espera são ações objetivas para a retomada do Mercado Público. Principalmente no que diz respeito as causas e os culpados pela tragédia. Esperamos que não culpem os trabalhadores do local, e nós usuários e amantes do nosso Mercado Público. 

Mas como sempre, o que me parece, não vai dar em nada. O que tenho a certeza é de que todos vão querer tirar dividendos políticos deste fato lamentável, infelizmente. 

E nós não podemos compactuar com toda esta bandalheira. Queremos o "MERCADO PÚBLICO" de volta na plenitude o mais rápido possível, com os culpados responsabilizados.

Fonte: Correio do Povo
Foto: pop.com.br
Edição: ALO

Nenhum comentário:

Postar um comentário