Se você procurava um argumento para justificar as horas diárias que gasta no Twitter, encontrou: alguns dos mais poderosos e bem-sucedidos empresários do país também dedicam tempo e são cada vez mais aficionados pelo microblog.
Seguidos por uma legião de "pupilos" virtuais, eles aproveitam o espaço para dar lições na linha autoajuda empresarial e compartilham experiências e dicas sobre sucesso na carreira, empreendedorismo, ética e até amor.
O bilionário Eike Batista, dono da oitava maior fortuna do mundo, foi além: gostou tanto da relação professor/aluno que manteve com seus seguidores que resolveu conhecê-los pessoalmente: selecionou 28 twitteiros de todo o país (grupo que batizou de G28) para irem ao Rio de Janeiro a seu convite e encontrá-lo no mês passado em um restaurante da EBX, uma das empresas de Eike.
O critério para a escolha dos eleitos entre seus seguidores foi o empenho na "lição de casa": venceram a seleção os autores das melhores frases sobre os conceitos de empreendedorismo apregoados pelo empresário. O encontro reuniu adolescentes, jovens e adultos de diversas partes do país.
"Lancei o desafio via Twitter, após receber inúmeros pedidos de tuiteiros interessados em conhecer a forma como empreendemos (...). Foram três horas de ótima conversa, opiniões e sugestões de um grupo inteligente, motivado, disposto a fazer o Brasil crescer", elogiou Batista ao G1, por e-mail.
O empresário se diz contente em poder dar dicas para seus seguidores na rede social. "Acho que tenho uma experiência de empreender que posso compartilhar. Poder interagir com as pessoas, responder perguntas, isso é uma tremenda oportunidade", afirma.
Inspiração
Além de dividir suas ideias sobre saúde e liderança, Abílio Diniz, dono e fundador do Grupo Pão de Açúcar, gosta de usar o espaço para aconselhar jovens em busca de inspiração.
"Procuro esclarecer dúvidas com as minhas experiências de forma que possam ajudar as pessoas, especialmente os jovens, a refletirem sobre suas escolhas", diz o empresário.
"É muito gratificante ler mensagens dizendo que um simples conselho ajudou resolver um grande problema, ou ajudou uma tomada de decisão", afirma Diniz.
Ele conta que incorporou os tweets aos seus hábitos diários durante a semana e, sempre que possível, prefere postar suas mensagens no fim do dia. "Sou um homem de rotinas. Quando estou mais tranquilo, dou uma olhadinha também na hora do almoço", diz.
Interação com clientes
Para Roberto Lima, presidente da Vivo, o Twitter também é importante ferramenta de negócios. "Recebo tweets com dúvidas sobre serviços, sugestões e elogios do público, o que é um excelente termômetro para analisar como está nossa satisfação junto a clientes", diz.
O jovem empresário Romero Rodrigues, do Buscapé, concorda. "Tenho certeza que os empreendedores do passado tiveram um trabalho grande para sentir o mercado. Hoje, com o Twitter, esse termômetro é quase imediato", ensina.
Fonte e Imagem: G1
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