23 de abr. de 2011

Chuvas causam transtornos e mortes no RS

Mais de 70 mil unidades sem luz no Rio Grande do Sul. A área de concessão da AES Sul é a que apresenta mais problemas na manhã de hoje, com 45 mil residências afetadas. Os municípios mais atingidos eram São Leopoldo (11 mil), Sapucaia (10 mil), Canoas (5 mil) e Esteio (4,6 mil). A RGE, por sua vez, registrou aumento de locais às escuras durante a madrugada: começou com 10 mil clientes sem luz e, às 9h20min, eram 19 mil, principalmente em Gravataí.

Responsável pela maior parte da geração no Estado, a CEEE conseguiu reparar a maior parte dos problemas em sua rede, que chegou a ter mais de 113 mil locais sem luz. Nesta manhã, 9,5 mil ainda estavam desabastecidos, concentrados na Grande Porto Alegre.

O temporal causou grandes transtornos em uma faixa que inclui a Região Metropolitana e os Vales do Taquari, Rio Pardo e Sinos, deixando sete vítimas fatais. Somente em Novo Hamburgo, três crianças morreram soterradas. Deslizamentos e quedas de barreiras interromperam estradas e o desabamento de árvores danificou diversos pontos da rede elétrica.

Já são sete mortos desde o início dos temporais na sexta-feira, 22, no Rio GRande do Sul. Em Igrejinha, no Vale dos Sinos, pelo menos cinco casas foram atingidas e mais duas pessoas morreram soterradas. O Grupamento de Busca e Resgate de Porto Alegre está no município com um cão farejador participando das buscas.

Segundo o prefeito Jackson Fernando Schmidt, Igrejinha foi uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Paranhana e de outros 11 arroios que cortam o município. Segundo a MetSul Meteorologia, até as 8h deste sábado havia chovido 118 mm na cidade, sendo que a média mensal é 100 mm.

Fonte: Correio do Povo / ND Online
Foto: www.portalsaoleo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário