9 de abr. de 2011

Fórum de Garopaba pode se transferir para Paulo Lopes

Nesta semana recheada de assuntos (esgoto sanitário, ETA, Festa do Bacalhau Brasileiro, Lata Velha, entre otros), um tema ainda esta causando polêmica e que necessita de análise e definição com certa urgência: A possível trasnferência do Fórum de Garopaba para Paulo Lopes.

De acordo com a Dra Cláudia Ribas Marinho, Juíza de nossa Comarca, a pedido do município em 2003 se instalou o Fórum na cidade. Em contra-partida o município tinha que ceder um terreno para a construção da sede própria da Comarca, o que até agora não ocorreu. Apesar das constantes solicitações. No atual prédio, que é alugado, segundo a Dra Cláudia, o atendimento à comunidade está muito prejudicado por vários aspectos.

Para continuar atendendo com qualidade, há que se construir uma sede própra, e para isso o Tribunal de Justiça já possui projeto da sede e recursos disponíveis no valor de R$ 4.000 milhões para Garopaba,  mas necessita do terreno (mínimo de 6.000m2) para fazer a obra.

Recentemente a Dra Cláudia, em conversa com o prefeito de Paulo Lopes, comentou sobre este assunto e ele, rapidamente, se colocou à disposição para ofertar o terreno na cidade vizinha, já que ali esta previsto a construção de uma penitenciária.

Para a Dra. Cláudia Ribas Marinho a sede própria da Comarca é prioridade. Caso Paulo Lopes se habilite e dê andamento em toda a documentação, o que de acordo com a prefeitura do município, já esta sendo feito, inclusive com levatamento aéreo com fotos, e havendo o cumprimento dos compromissos, a transferência será realizada.

Problemas cartoriais

Em entrevista na quarta-feira(06/04) na Rádio Garopaba FM, o prefeito Luiz Nestor disse estar tratando deste assunto e que não acredita que o Fórum saia de Garopaba. Ele salientou que manteve contato com o Tribunal de Justiça e que o terreno já foi encontrado mas dificuldades cartoriais e impedimentos políticos estão travando o andamento da liberação.

Comunidade se movimenta para manter o Fórum

Para a Vice-presidente da CDL, Teresangela Woitysiak, que realizou reunião com a Juíza Cláudia, e nos relatou o que foi discutido, a entidade e a comunidade garopabense não aceitarão em hipótese alguma esta transferência. Teresangela disse que a CDL e ela própria farão o que for necessário para a manutenção da Comarca em Garopaba. Nesse sentido foram enviados ofícios da entidade para a Prefeitura Muncipal e para a Câmara de Vereadores solicitando providências com objetivo de impedir que isso ocorra.

Opinião ALO

O que dizer sobre este fato? Vou usar as palavras do Jornalista Bóris Casoy, do Jornal da Noite da Band TV: " ISTO É UMA VERGONHA".

Não pode se conceber que toda uma comunidade seja prejudicada por que a prefeitura, em várias gestões, empurrou com a barriga e não resolveu o problema da cedência do terreno para a Comarca. Será que nossos legisladores acreditaram que isso ia ficar assim? Que a justiça realmente é cega? Ou pior ainda, será que eles acreditaram que o famoso jeitinho brasileiro, o toma lá dá cá, ia resolver?

Não quero acreditar nisso. Mas uma coisa é certa: O Fórum não pode ser transferido de nossa cidade, isto é um retrocesso. Garopaba tem que andar para a frente em todos os sentidos.

O prefeito Luiz Nestor acredita que a transferência não vá ocorrer. Ele disse que a prefeitura esta se movimentando para que não aconteça.

Vamos nos movimentar, vamos cobrar uma resolução rápida. Cruzar os braços neste momento é fazer o que não esta correto, e disso já estamos cheios.

OBS: A foto esta em preto e branco como forma de protesto, já que é assim que as coisas poderão ficar se isso ocorrer.

ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário