6 de abr. de 2011

Secretaria de Turismo divulga unificação da 13ª Quermesse com Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro

  O Secretário Municipal de Turismo, Marcus Israel, fez pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores sobre a Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro que acontecerá paralela a 13º Quermesse Comunitária de Garopaba, prevista para junho.

Para Marcus, a fusão de ambas foi a solução mais viável para iniciar outra festa de grande porte, tendo custos semelhantes. “A Prefeitura Municipal em parceria com a Ação Social, Associação de Pescadores, ACIG, CONTUR, estão empenhados em buscar recursos em diversas fontes de apoio a eventos turísticos e culturais”.

Os organizadores têm o auxílio do Professor e Mestre em História, Vilson Farias, da Universidade Federal de Santa Catarina e ex- Secretário de Turismo de Florianópolis e, inclusive, São José.

Farias iniciou suas considerações acentuando as dificuldades que o comércio e o turismo têm na cidade. Comentou, ainda, os valores altos para a realização de cada evento. Ele fala que foi procurado pelo Prefeito Luiz Nestor para organizar outra festa para dar um “choque de baixa temporada” na cidade.

- “Eu pensei e a conclusão é a seguinte: a brota é o bacalhau brasileiro, o primo do bacalhau europeu. Tem aqui na época que vai de junho a outubro o aparecimento da brota, extremamente importante na atividade econômica do pescador, mas que, infelizmente, não tem em nenhum restaurante um prato típico deste peixe”, enfatizou o Mestre.

Ele complementa que não há valor comercial agregado para este pescado, automaticamente não motivando o pescador a buscá-lo e aos estabelecimentos de alimentação a ofertar pratos com este fruto do mar.

Os recursos estão sendo buscados através de várias maneiras, entre elas junto a Lei Rouanet, que visa o incentivo à cultura.

A estrutura, conforme Vilson Farias, deverá ficar na Praça Gov. Ivo Silveira, em frente ao prédio da Prefeitura, com as tradicionais barraquinhas, uma praça de alimentação que terá quatro restaurantes: um com carne e três com frutos do mar. Também haverá espaço para exposição, que viabilize o patrocínio de empresas.

- “Realizar um evento que comece na quarta-feira e termine exatamente no domingo, com uma variedade cultural que vá para além da cultura simplesmente açoriana. Eu falo com muito carinho disso porque eu sou uma das pessoas que mais lutou pela defesa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina”, complementa Vilson.

A expectativa, para os organizadores, é receber aproximadamente 40 mil pessoas. A data foi escolhida por ser feriado prolongado e o município receber turistas de estados vizinhos.

A bancada do PP posicionou-se favorável a aprovação do projeto. A vereadora Mamede Pacheco questionou apenas a superlotação da praça.

- “A minha preocupação como vereadora e como moradora de Garopaba é imaginar uma praça Governador Ivo Silveira, eu não falo em quarenta mil, já vou falar em vinte, ou até em dez. Dez mil pessoas me preocupa, questão circo-vizinhança, sonorização e, principalmente, segurança”, alerta para a situação.

O Professor Vilson Farias garantiu que a parceria com a Polícia Militar foi firmada. Lembrou que um dos fatores que irá colaborar será o fechamento do espaço.

O Presidente da Câmara, Vereador Sérgio Cunha (DEM) apoiou a ideia, mas reclamou porque o legislativo é consultado somente após o projeto pronto.

- “Infelizmente, vocês vieram aqui hoje discutir uma festa pronta, infelizmente. Não vieram aqui colher opinião dos senhores vereadores. Isso me deixa muito triste como presidente desta casa. Quero dizer que não sou contrário e esta ideia é muito boa. Mas isso me deixa muito triste, realmente”, completou Sérgio Cunha.

Fonte: www.garopabafm.com.br / Heloiza Abreu da Silva
Foto: Maurício Dapper

Nenhum comentário:

Postar um comentário