12 de nov. de 2010

Prefeitos de todo o País se reúnem em Brasília e cobram promessa do governo

Prefeitos de todos os Estados brasileiros se reuniram em Brasília nesta quarta-feira, 10/11, para reivindicar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos congressistas uma série de medidas. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), promotora do encontro, se a resposta não for imediata haverá desestabilização administrativa na maior parte das prefeituras do país.

O evento aconteceu no auditório Petrônio Portela e contou com o comparecimento de 2 mil prefeitos, além de deputados, senadores e alguns governadores eleitos. Entre os temas de maior relevo, a regulamentação da Emenda 29, que financiará os recursos da saúde municipal, e a complementação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) movimentaram toda a agenda municipalista.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, anunciou que a entidade vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de emenda constitucional ampliando os percentuais do FPM para 25,5% do bolo de impostos, sendo que a integralização poderá ocorrer em 1% no exercício financeiro de 2012, acarretando, em números atuais, mais de R$ 4,6 bilhões ao fundo.

Ao final, ficou acertado que os prefeitos voltarão a Brasília dia 14 de dezembro para pressionar governo e Congresso, visando o atendimento das reivindicações do movimento municipalista.

Fonte e foto: CNM
Edição: ALO Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário