7 de mar. de 2013

GAUCHÃO 2013: Ijuí relembra 40 anos de história


Nesta semana, as atenções do mundo esportivo do Rio Grande do Sul estão voltadas para Ijuí, pois no domingo, dia 10 de março, pela primeira vez, a cidade será sede de um jogo decisivo de um turno do Campeonato Gaúcho.
Este era o time do Internacional que venceu o São Luiz, por 2 a 1, no primeiro jogo entre as duas equipes disputado no dia 3 de março de 1973, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Em pé, Pontes, Schneider, Jorge Andrade, Figueroa, Tovar e Edson Madureira, e agachados, Valdomiro, Bráulio, Escurinho, Paulo César Carpeggiani e Dejair. Os dois mascotes, sentados, não conseguimos identificar. Foto: Acervo particular de Ademar Campos Bindé (Clique na imagem para ampliá-la)
Com uma campanha sem precedentes na sua história de 75 anos de existência, o Esporte Clube São Luiz conquistou o direito de decidir na sua casa, no Estádio 19 de Outubro, o título de campeão do 1º turno do Gauchão 2013, a Taça Piratini.

Seu adversário será o Internacional, de Porto Alegre, um dos dois maiores clubes do futebol gaúcho.

Por coincidência, os confrontos entre São Luiz x Internacional estão completando 40 anos de história.

Tudo começou no dia 3 de março de 1973, quando o Internacional foi a Ijuí disputar um jogo amistoso contra o São Luiz, no Estádio 19 de Outubro, O time colorado da capital venceu por 2 a 1, com gols de Escurinho e Bráulio, descontando Maurinho para a equipe ijuiense.

Vale recordar mais alguns detalhes dessa histórica partida: O São Luiz, treinado pelo uruguaio Rodolfo Ghizzoni formou com esta constituição: Ricardo; Nico (Vilmar), Lourival, Thomé e Jair; Ivan Cardoso (Carlinhos) e Hélio; Raul, Juarez (João Gilberto), Maurinho e Nei.

O Internacional alinhou assim: Schneider; Edson Madureira (Arceu), Figueroa, Pontes e Jorge Andrade (Edson Madureira); Tovar (Vitor Hugo) e Paulo César Carpeggiani; Valdomiro, Bráulio (Mickey), Escurinho e Dejair (Jangada). O técnico era Dino Sani.

A partir de então, os confrontos entre São Luiz e Internacional somam um total de 37 jogos. O colorado da capital tem ampla supremacia, com 24 vitórias, contra apenas 5 do time ijuiense e foram registrados 8 empates. O Internacional marcou 60 gols contra 19 do São Luiz.

A maior goleada aplicada pelo Internacional no São Luiz foi no Gauchão de 1994 (dia 19 de junho, no Beira-Rio), por 6 a 0. Outro placar elevado em favor do colorado da capital foi no dia 31 de março de 1976, 5 a 1, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho.

A primeira vitória do São Luiz nos seus jogos contra o Internacional ocorreu no dia 30 de maio de 1991, no Estádio 19 de Outubro, no amistoso festivo de colocação de faixas de campeão da Segundona 1990 no São Luiz.

O time então treinado por Cassiá venceu por 2 a 0, gols de Negrini e Betinho, e teve esta formação: Jânio; Polaco, Newmar, Caçula e Kiko; João Luís (Chico Cebola), Negrini (Ari) e Betinho (Nélson); Marco Antônio (Ciro), Café (Guilherme Macuglia) e Edmundo.

Esta é uma síntese da história de 40 anos dos jogos São Luiz x Internacional. No domingo, dia 10 de março, o alvi-rubro ijuiense enfrenta um novo desafio e, sem dúvida, o mais importante de sua existência de 75 anos, diante do colorado porto alegrense.

Vencer o Internacional, inegavelmente, é uma missão muito difícil, mas não impossível. A atual campanha do São Luiz no Gauchão o credencia para esse jogo decisivo e permite alimentar justas esperanças de vitória. E não vamos esquecer, se a vitória não vier nos 90 minutos, o empate serve e a tão esperada vitória pode vir na decisão por pênaltis.
Esta foto do Esporte Clube São Luiz é de 1973, ano que começou a história dos confrontos contra o Internacional, de Porto Alegre. Aparecem em pé da esquerda para a direita: Eumidio Jappe, José Grüber (massagista), Élvio Silveira (médico), Harryberto Otto (diretor de futebol), Renato, Nico, Deomar, Caçapava, Thomé, Lourival, Carlinhos, Ivan Cardoso, Ricardo, Armindo Pydd (presidente), Antônio Alves de Souza Quevedo e Emídio Perondi (dirigentes), e agachados, na mesma ordem: Jaime Martel, Raul, Castilhos, Maurinho, Luís Marinho, Juarez, Hélio, Branco e Sérgio Perondi - Foto: Acervo particular
Fonte: ijuhi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário