27 de mar. de 2013

TRÁGICO, CÔMICO E CRIATIVO...

Andando pelos corredores do complexo da Santa Casa em Porto Alegre, durante a estada da minha filha Andressa de Oliveira pelo nascimento do meu netinho Lorenzo, fotografei com o cel esta preciosidade. Havia esquecido a foto. Agora pouco ao passar as fotos para o pc, a encontrei. 

Este é mais um retrato de como anda a saúde em nosso país. Mas quando fotografei, lembro que fui tomado por uma sensação de riso, senti vontade de gargalhar. Mas logo em seguida fui olhar de perto e até achei esta cadeira "plástica" de rodas criativa. 

E tem várias andando por lá. Menos mal que não falte para transportar os já combalidos enfermos que se socorrem do complexo da Santa Casa diariamente.

Como cidadão fico indignado com este fato. Num país como nosso que se gaba por ser a 6ª economia do mundo e que ocupa a 88ª colocação nos quesitos educação e investi pouco mais de 7% do PIB na saúde. Sendo que deste percentual, segundo o IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, 45,6% são de dinheiro público. Ficamos abaixo de Argentina, Chile, Canadá, entre outros países.

Saúde esta que convive com muitos desmandos e falcatruas nos três níveis: municipal, estadual e federal. Tem muito ladrão de jaleco branco e de colarinho branco mamando nas tetas da saúde, e os órgãos fiscalizadores pouco ou nada fazem. Para mim todos que fazem mau uso do dinheiro público teriam que estar atrás das grades. 

Quando, mas quando teremos um governo que realmente terá como prioridade a Educação, a Saúde e a Segurança Pública? Estas três áreas tem que ser prioritárias e terem projetos que transcendam os partidos políticos, tem que ter projetos a longo prazo e que tenham leis que obriguem os governantes a cumpri-las. Penso que desta forma sairemos deste caos. 

Enquanto isso, palmas para a criatividade brasileira que transforma uma cadeira plástica, em uma cadeira de rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário