16 de set. de 2010

Garopaba será fomentadora de acessibilidade no turismo

Com o objetivo de apresentar um panorama atual sobre o turismo acessível no país e de sensibilizar gestores públicos, profissionais da iniciativa privada e a comunidade acadêmica sobre o tema, acontece nesta segunda (13) e terça-feira (14) em Florianópolis o 1º Seminário Catarinense de Turismo Acessível, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Na segunda-feira (13) foi realizada uma mesa redonda sobre os rumos do turismo acessível em Santa Catarina, com a presença da gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz; do Secretário de Turismo de Florianópolis, Homero Gomes; do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (ABRASEL-SC), Fábio Queiroz; do consultor do Sebrae, Aloísio Salomon; da diretora executiva do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), Maria Cláudia Evangelista; do gestor de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, Hélio Leite; e do professor da Universidade do Vale do Itajaí, Marcus Polette, coordenando os trabalhos da mesa.

Na mesa redonda a gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, ressaltou que o Estado hoje está muito preocupado com a questão da acessibilidade, de forma que, a partir do próximo ano, os projetos de infraestrutura turística com recursos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte deverão estar adequados às leis da acessibilidade. Outra iniciativa da SOL é efetuar um levantamento de dados sobre os portadores de necessidades especiais nas dez regiões turísticas do Estado, para que melhor possam ser efetuadas as políticas públicas do turismo acessível em Santa Catarina. “Temos que tornar os destinos acessíveis à nossa comunidade. A partir daí, com certeza, tornaremos o destino acessível para os turistas”, destaca Elisa de Liz.

Outra novidade apontada pela gerente de Políticas de Turismo da SOL é que duas cidades no Estado serão fomentadoras da acessibilidade no turismo: Garopaba, com o destino de sol e mar, e Camboriú, com o turismo rural. “É o primeiro estágio que Santa Catarina dá num projeto de gestão responsável na acessibilidade, e automaticamente outras demandas surgirão a partir disso”, afirma Elisa Wypes Sant’Ana de Liz. O Secretário de Turismo Marcus Israel participou do seminário buscando aprofundar-se no assunto para efetivar algumas ações na cidade planejando acessibilidade.

Fonte: Setur Garopaba
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário