22 de nov. de 2011

Over Limits: grande estrutura será montada na praia da ferrugem

A programação será intensa nos três dias de competições, que deverá reunir mais de 50 competidores, de cinco estados, além de grande público de toda região

São Paulo, novembro de 2011 – A praia da Ferrugem – canto Sul, em Garopaba (SC), será palco da primeira edição do Over Limits. O evento de esportes radicais, que acontece de 25 a 27 deste mês, reunirá as modalidades de Paraquedismo Swoop (pouso radical), Sling Shot (ou tow watt – surf com manobras aéreas) e Jet Waves (manobras com jet nas ondas). A organização começa a montar, no início da próxima semana, uma grande estrutura no local, para oferecer conforto e segurança aos competidores e ao grande público que está sendo esperado.

Marcelo Brandão (Tchello), responsável pela parte técnica do Over Limits, informa que serão montados o palanque principal, onde ficarão o júri e secretaria do evento, duas tendas – sendo uma de convivência de atletas e outra para convidados – Pit lane, pista de pouso de paraquedismo, raia de competição, sala de imprensa, salas  de apoio  a salvatagem, médicos, heliporto, bandeiras e área de alimentação.

“O Over Limits, sem dúvida, será um grande evento e, portanto, vamos montar uma estrutura de acordo com as necessidades. Nosso objetivo é oferecer o melhor para os competidores e para o público, tendo como base o conforto e a segurança. Contaremos com um staff de aproximadamente 40 pessoas, além de outros profissionais, que também trabalharão nos três dias de competições”, explica Tchello. 

Ainda de acordo com o organizador, nessa primeira edição do Over Limits já estão confirmados cerca de 50 competidores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia. 

A programação do Over Limits terá início na sexta-feira (25), com inscrições dos competidores e treinos livres das 8 horas às 10h30. A reunião com os atletas está marcada para às 11 horas e a solenidade de abertura acontece às 11h30. As classificatórias da modalidade Sling Shot começam às 13 horas, com 10 minutos cada bateria. Na sequência a primeira série de bateria do Jet Waves (AMA e Open), com seis minutos de duração cada, treinos livres do Swoop e última chance do Sling Shot. Às 16h a primeira bateria do Swoop (10 saltos a 4 mil pés) e o encerramento das atividades está previsto para as 18h.

No sábado (26), a movimentação começa às 8 horas com reunião de pilotos e às 8h30 acontece a segunda bateria do Jet Waves, seguida da segunda bateria do Swoop, oitavas de final do Sling Shot (1ª parte) e terceira bateria do Swoop. Às 13 horas, começa a segunda bateria do Jet Waves, quarta bateria do Swoop, seguida pela oitava de final do Shing Shot (parte 2) e quinta bateria do Swoop. Às 22 horas acontece a festa oficial no Mormaii Café.

No domingo (27), às 8 horas, será realizada a reunião dos pilotos e às 8h30 começam as quartas de finais do Sling Shot e, na sequência, a semifinal do Jet Waves (Amador e Profissional). Às 13 horas começa a sétima bateria do Swoop, depois acontece a disputa pelo terceiro lugar do Jet Waves (Amador e Profissional), pelo terceiro lugar do Sling Shot e a oitava bateria do Swoop, seguidas das finais do Jet Waves (Amador), Sling Shot e Jet Waves (Profissional). Às 17 horas haverá o pódio com a entrega de prêmios. 

Jet Waves é uma modalidade de grande impacto visual, em que os competidores têm que saltar e surfar as ondas usando o jet ski. Chegam a alcançar 10 metros de altura, dependendo das condições de mar. Eles realizam manobras radicais como tunos e back flips. Suas performances são avaliadas por um júri especializado, onde são observadas a amplitude, extensão, execução etc. As baterias terão duração de 6 a 10 minutos no sistema homem a homem. Em relação às notas, são contadas 50% para manobras de surf e 50% de manobras aéreas. 

Sling Shot ou Tow-att será uma competição inédita no Brasil e no mundo. Há algum tempo os surfistas também começaram a saltar as ondas. Atento a isso, a organização do Over Limits procurou criar uma competição com regulamento específico para esse novo esporte. O competidor terá de saltar mais do que surfar, pois as manobras de salto valerão nota dobrada em relação às manobras do surf. A performance dos competidores também serão avaliadas por um júri especializado, em que serão observadas as amplitude, extensão, execução, etc. 

Paraquedismo Swoop os participantes saltarão de um helicóptero a quatro mil pés de altura, realizam pequena queda livre e vem para o pouso a uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, realizando um planeio de cerca de 70 metros, com objetivo de chegar mais próximo do alvo. Eles também serão avaliados por um júri especializado.

O Over Limits conta com a realização e o apoio da agência de marketing promocional Triefe e da Prefeitura Municipal de Garopaba, com coordenação esportiva da FER – Federação de Esportes Radicais e ProNáutica.

Sobre o Over Limits

Over Limits é um evento esportivo que reúne os melhores atletas do País e jurados especializados em três modalidades radicais: Jet Waves, Sling Shot e pára-quedismo Swoop. Nesta primeira edição, as competições acontecem entre os dias 25 e 27 de novembro, em Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário