15 de fev. de 2013

ASTEROIDE, METEORITO E METEORO. QUAL A DIFERENÇA?

Hoje pela manhã os telejornais e rádios noticiaram a explosão de um "meteorito" sobre a Russia (http://portuguese.ruvr.ru/2013_02_15/Nos-Urais-houve-uma-chuva-de-meteoros/), o que causou espanto e fez com que ligassem este fato a aproximação do "asteroide" conhecido como "2012 DA14", descoberto por cientistas espanhóis ano passado. A explosão do meteorito nos Urais e no Cazaquistão causou, segundo a Revista Veja, 950 vítimas.

O asteroide de 130.000 toneladas 2012 DA14 se tornará o objeto cósmico que mais se aproximou do nosso planeta desde que esse tipo de medição começou a ser realizado. De acordo com informações da agência espacial americana NASA, ele passará a 27.700 quilômetros da superfície da Terra.

Mesmo sabendo que não há nenhum risco de colisão, o asteroide, que se aproxima a uma velocidade de 28.100 quilômetros por hora, pegou os especialistas de surpresa. O momento de maior proximidade do asteroide com o planeta aconteceu às 17h24 de Brasília, quando de sua passagem sobre a Indonésia.

Mas afinal você sabe qual a diferença entre Asteroide, Meteorito e Meteoro?

Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos, por sua vez, são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Já os meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente conhecidos como estrelas cadentes.

Fonte e Imagem: Veja On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário