21 de dez. de 2010

CAPS Confraterniza com Churrasco

O Centro de Atenção Psicossocial de Garopaba promoveu nesta Terça Feira(21), um almoço de confraternização com seus usuários. Foi oferecido um delicioso churrasco acompanhado de salada e refrigerante.

Em 28 de Julho de 2006, foi implantado no município de Garopaba um centro de atenção Psicossocial CAPS, cujo objetivo é o de oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais Psiquiátricos.


O caps é um serviço de saúde aberto e comunitário do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). Desde sua inauguração, o caps de Garopaba conta com 2.242 pacientes cadastrados. O caps de Garopaba possui 12 (doze) funcionários, bem como o apoio de voluntários e familiares de usuários.


Algumas pessoas, portadoras de deficiência mental e que, até algum tempo ficavam perambulando pela cidade e na maioria das vezes sendo até motivo de chacotas, ficando instigadas a agirem de forma violenta, hoje recebem atendimento e convivem normalmente com suas famílias e também na sociedade.


A missão do caps de Garopaba é a de construir um ambiente humanizado, acolhedor que vise o bem-estar dos cidadãos que sofrem de transtornos psíquicos no município.


Possibilitar o exercício da cidadania é uma conquista cotidiana, que envolve transformação no âmbito cultural de uma comunidade, cujas mudanças não acontecem automaticamente.


Foto: Maurício Dapper

Fonte e texto: Garopaba FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário