13 de dez. de 2010

Emoção pura. Formatura do Projeto Música na Comunidade me encantou . . .

A noite do domingo (12/12) vai ficar arquivado em minha memória, num local especial, a pasta das emoções. Depois de um dia de trabalho, escrevendo matérias da próxima edição do Garopaba News, cansado, fui até minha casa no Campo D'Una, convidei minha esposa Luciane Martins, e minha filhinha Luane, para virmos ao centro e acompanhar a formatura do Projeto Música na Comunidade, admito que pensei em ficar em casa. Mas o dever profissional foi maior. Viemos, elas para passear e eu para fazer a cobertura para o ALO Imprensa / Jornal O Expresso, e para aguardar equipe da RBS TV, que viria fazer imagens da formatura.

Nestes 25 anos de profissão, trabalhando ou não, já estive em eventos e shows nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Já vi de tudo, em muitos lugares. Na minha ignorância, pensei que tinha visto tudo. Daí que a formatura do Projeto Música na Comunidade, me fez ver e sentir mais uma vez, que a vida é uma caixinha de surpresas. Garopaba, e as pessoas que aqui estão, me surpreenderam positivamente mais uma vez.

Meu amigo Humberto de Campos, músico e professor do NAC, já havia comentado várias vezes sobre o projeto, mas eu nunca havia vislumbrado o tamanho real do que ele me falava. Foi preciso um telefonema de outra grande amiga, Teresangela Woytsiak, da Loja Molekada e Vice-presidente da CDL, comentando a respeito da formatura e solicitando-me que verificasse a possibilidade da RBS TV fazer a cobertura do evento no domingo a noite, para eu me convencer de que o domingo seria um dia especial.

Após estar no Salão Paroquial, entrei no clima. Ouvir o Grupo Magia Musical, do Macacu, composto por três meninas e um menino, cantar a música de autoria deles, "O Gaiteira", foi demais. O solo de guitarra do João, me levou ao passado. O que dizer da apresentação do Dudu, que mostrou e demonstrou que não há limites para quem sonha. Adorei a simpatia e o despreendimento dele, encarando a platéia como se fosse um profissional. Os alunos da Palhocinha (música Anjo do Céu), os alunos da Grama (música O Sol), os alunos do Centro (música Te levo Comigo), os da encantada (música Desenho de Deus), do Macacu (tocaram mais de uma música), Brasília Amarela, tocada pelos alunos do Pinguirito, foi de empolgar. O salão se encheu de emoção, de amor e de harmonia.

O "Granfinale", demonstrou ainda mais a harmonia. O solo do Nicolas, na música "Menino da Porteira", acompanhado por todos os formandos, as vozes dos alunos, jutamente com a platéia, foi de deixar qualquer um arrepiado e com os olhos cheios de lágrimas, emoção pura. A música "É preciso saber viver", interpretada de forma magnífica e de maneira eufórica, deu-me a certeza de que é muito bom viver, e saber que há crianças, jovens e adultos que sonham e buscam realizar. Foi ótimo ver pessoas com tamanha dedicação pela música. Eu daria um Globo de Ouro para cada um, mereceriam um "Grammy".

Parabéns aos pais, que acreditaram e apoiaram seus filhos e filhas. Parabéns aos alunos adultos, que acreditaram que sempre é hora de aprender. Parabéns às empresas apoiadoras, pela consciência. Parabéns à Ação Social, pela iniciativa. Parabéns aos coordenadores, pela persistência. Parabéns aos professores do NAC, Lannes Lopes e Humberto de Campos, por serem músicos, por amarem o que fazem, por serem visionários, por acreditarem, quando muitos não crêem. Continuem acreditando, se dedicando e tentando convencer aos entes públicos de que o projeto é para a comunidade.

Para a emoção ser total, só faltou os alunos receberem seus certificados no dia da formatura.

Vejam a reportagem que deu no Jornal do Almoço, final do primeiro bloco, nesta segunda-feira, 13/12. Pequena participação, mas cheia de significado.


Obrigado por me emocionarem, contem sempre comigo para o que for necessário.

André Luiz de Oliveira

Foto: Fábio Teixeira - gmidia.com
Veja galeria de fotos da Rádio Garopaba FM, clic aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário