A primeira pesquisa eleitoral Correio do Povo/Instituto Methodus feita em Porto Alegre depois da realização das convenções municipais que oficializaram as candidaturas à prefeitura mostra que a deputada federal licenciada Manuela D’Ávila (PC do B) e o prefeito José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, lideram a disputa. O levantamento indica que, se a eleição ocorresse nos dias em que foi realizada a pesquisa, a disputa pela prefeitura da Capital seria decidida em um segundo turno de votação entre Manuela e Fortunati.
Com um total de 1,6 mil entrevistados, a pesquisa é a maior divulgada até agora em Porto Alegre. Com esse número de entrevistados, a margem de erro cai para 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com os números da pesquisa, os dois candidatos se destacam dos demais concorrentes, polarizando a disputa. Nas simulações de segundo turno propostas pelos pesquisadores, o cenário mais acirrado é o que reúne Fortunati e Manuela.
Na pesquisa espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos aos entrevistados, a diferença a favor de Fortunati, em relação a Manuela, é de 1,5 ponto percentual. Na estimulada, em que os eleitores escolhem entre os sete nomes dos candidatos, a comunista tem 5,1 pontos percentuais de vantagem. O índice de indecisos registrado pela pesquisa estimulada foi de 8,5%. O de eleitores que se declararam dispostos a votar em branco ou a anular o voto foi de 7,9%.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário