30 de jul. de 2012

Bicicletas serão privilegiadas em Porto Alegre. E em Garopaba?

Se você ainda não pedala, prepare-se: vem aí uma novidade que poderá fazê-lo adotar este hábito. Porto Alegre receberá, a partir de outubro, um sistema que permitirá o aluguel de bicicletas inspirado no modelo de outras capitais do país e do mundo. A cidade contará com estações que permitirão o empréstimo das magrelas mediante um sistema informatizado, via internet, celular ou cartão de crédito. 


Confirmado pelo prefeito José Fortunati(PDT) em junho, o projeto teve um importante passo nos últimos dias, com o lançamento do edital para a empresa que instalará o projeto. Com a publicação no Diário Oficial do último dia 19, os candidatos têm um mês para apresentarem suas iniciativas. Até o final de agosto, será escolhido o projeto que melhor se adapta à capital gaúcha.

Fonte: Zero Hora

E em Garopaba, como fica o privilégio para as bikes?

Sem querer comparar as duas cidades, mas Garopaba é o terceiro destino turístico de verão, e tem em sua população um percentual alto de uso da bicicleta. Em minha modesta opinião, este assunto é muito mal tratado pelo poder público municipal.

Lembro das discussões quando da retirada da ciclofaixa na João Orestes, veja vídeo da manifestação abaixo,   e das diversas vezes que questionamos o atual prefeito sobre uma nova ciclofaixa. Várias opções foram analisadas, e o que foi feito? Algo parecido com uma ciclofaixa, na rua Elmo Kisenski, se não estou enganado. O poder público simplesmente instalou a pretensa ciclofaixa. E os moradores da rua? Alguém perguntou à eles sobre o que acharam do feito? Não estou aqui questionando a obra, mas a forma e o local onde foi inserida.

Cabe a comunidade cobrar dos candidatos projeto eficiente e que privilegie as bikes, Garopaba vai ganhar muito com isso. Dia 07 de outubro é o dia.



André Luiz de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário