23 de out. de 2010

Em Porto Alegre, evento discute tendências e novidades na arquitetura mundial

Profissionais falam de temas de sustentabilidade e novas tecnologias

Preocupações com sustentabilidade e boas práticas na arquitetura e design dominaram os debates nos primeiros dias do CAD -Congresso Internacional de Arquitetura e Design que acontece de forma simultânea a ExpoAcabamento e, Porto Alegre. São diversas palestras com profissionais nacionais e internacionais que contam suas experiências e trabalhos renomados. O objetivo é demonstrar para os congressistas as diversas maneiras de superar desafios arquitetônicos e promover o debate entre os participantes.

- Arquitetos de interiores e designers precisam ser guiados em função da inovação e do desenvolvimento profissional. Este congresso vai trazer a eles exatamente esse guia com as novas tendências que estão sendo desenvolvidos em todo o mundo, pois temos muitos convidados estrangeiros - comentou o coordenador do Design Center da Escola de Design Unisinos e professora da escola, Carlo Franzato.
O evento contou com a participação de profissionais do Chile, Uruguai, Espanha e Itália. A presença internacional tornou as discussões ainda mais interessantes.
- Claramente cada país tem uma cultura muito diferente, mas sobretudo temos cases diferentes. A possibilidade de ver e experimentar o que está sendo feito nos outros países é muito bom. É uma inspiração porque são ações concretas e não só palavras - acrescentou Franzato.
A discussão de temas práticos também chamou a atenção dos participantes. A palestra "Novas Tecnologias de Aplicação do Vidro na Arquitetura" trouxe a importância do uso do material com controle solar, aplicações em portas e janelas.
- Atualmente, trabalhamos com vidros de alta tecnologia, principalmente focado em nanotecnologia, visando qualidade, desempenho, conforto e segurança - afirmou a Engenheira e consultora técnica da empresa Cebrace, de São Paulo, Cristiane Duarte Vieira.
A nanotecnologia permite que os vidros sejam elaborados a partir dos átomos, ou seja, com a escala nano (escala atômica). O material é produzido artificialmente e depois aplicado. Segundo o diretor da empresa, José Guilherme Aceto existem diversas tecnologias para a aplicação, como o envidraçamento direto sobre qualquer tipo de estrutura.
O 2º Congresso Internacional de Arquitetura e Design (CAD) reúne alunos e profissionais da área no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O evento começou na última quarta-feira (20) e seguirá até o próximo sábado (23) das 14h às 21h.
A realização é da Sul Eventos, Instituto de Arquitetos do Brasil-RS e Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul. O patrocínio é da Cebrace, Unisinos, Jacwall, Revista Construsul, Casa Show, Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas, Instituto de Pós Graduação, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, Associação do Aço do Rio Grande do Sul, Associação Nacional de Vidraçarias-RS, Deca e Osram. São apoiadores do CAD: a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil - RS, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RS, a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação, o SINDUSCON-RS, o Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Nacional de Pisos de Madeiras, Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Revista Projeto Design, Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do RS e InterCity Hotéis.

Neste sábado haverá ainda palestras sobre o tema: direito autoral na arquitetura, arquitetura de interiores e paisagismo. Entre as discussões estão ainda tendências e soluções para banheiros, paisagem urbana e luz artificial na arquitetura. Entre os palestrantes estão: Leandro Nascimento Flores, de Porto Alegre; Fátima Barnabé, de São Paulo; Adriana Bozzo, do Uruguai, Salde Kahtouni, de São Paulo e Mauri Luiz da Silva, de Porto Alegre. O CAD ocorre junto à ExpoAcabamento - Feira de Materiais para Acabamento. Maiores informações pelo site www.suleventos.com.br.

Fonte e fotos: Play Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário