13 de out. de 2010

Resgate dos mineiros chilenos começou na madrugada do dia 13


Desde o dia 05 de agosto o mundo está acompanhando o desespero dos 33 mineiros soterrados pelo desabamento da Mina San José, nas terras do Deserto do Atacama, no Chile.
 
Os homens que sobreviveram às condições subumanas começaram a ser resgatados no final da noite do feriado, 12 de outubro. O primeiro mineiro resgatado que era chefe do grande grupo, Florêncio Avalos, 31 anos, chegou à superfície nos primeiros minutos do dia 13.

 Nesta operação inédita, os soterrados foram dividos em três pequenos grupos. No primeiro estavam aqueles que possuiam melhores condições físicas e psicológicas. Eles devem auxiliar para a retirada dos demais.
 A chegada de Avalos na superfície foi emocionante. Esperado por pouco mais de 2 mil pessoas, após os 14 minutos de percurso dos mais de 620 metros, o capataz recebeu aplausos. A mesma atitude é tida com os outros sobreviventes.

O Presidente do Chile, Sebastian Piñera, acompanhou a retirada dos trabalhadores. Piñera recebeu telefonemas de representantes de vários países. O Presidente da Bolívia, Evo Morales, também esteve no local para acolher o único mineiro boliviano confinado.

Para entrar na cápsula Fênix II, os mineiros utilizaram roupas térmicas a fim de suportar a diferença de temperatura, pois no Deserto do Atacama o frio era intenso. Após a chegada de cada um, receberam atendimento médico e foram levados por um helicóptero ao hospital. A unidade de saúde já esperava pelos homens, oferecendo-lhes o devido tratamento.

Até as 15h30min do dia 13 de outubro, 19 homens já haviam sido resgatados. De acordo com informações do canal de TV a cabo, Globo News, Sebastian Piñera informou que os trabalhos devem ser concluídos ainda hoje. Desta forma, o prazo estipulado anteriormente não será atingido. A previsão era de 48 horas para o término dos serviços.

Os mineiros são considerados heróis por conseguirem sobreviver 68 dias de confinamento. Eles tiveram que suportar condições extremas debaixo do solo.

Heloiza Abreu / ALO Imprensa
Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário