15 de out. de 2010

Pescadores e Agricultores de Garopaba terão Cooperativa de Crédito

Na noite de ontem, 14/10, o trabalho iniciado em março passado pela Prefeitura Muncipal, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), de discussão e apresentação com as várias comunidades da cidade, sobre o cooperativismo de crédito, teve êxito. O excelente trabalho realizado pelo Engenheiro Agrônomo Adinor Capellesso, da UFSC,  culminou com uma reunião que definiu a futura instalação da Cooperativa de Crédito Solidária - Cresol, nos moldes das que já existem em inúmeros municípios de pequeno e médio porte em todo o país. Na região sul o sistema Cresol conta com duas cooperativas centrais, 133 cooperativas singulares, 200 PAC (Postos de Atendimento), +  de 160 mil associados, + de 640 municípios de RS, SC e PR (dados de 2009).

Os principais objetivos da Cresol são:  
* Aumentar a qualidade e disponibilidade dos serviços financeiro; 
* Melhorar o nível de organização social e a qualidade de vida da população e 
* Fortalecer iniciativas de desenvolvimento territorial sustentável, principalmente em regiões habitadas por agricultores, pescadores artesanais e aquicultores.
Segundo o Professor Fábio Burigo da UFSC, o cooperativismo só se fortalece com a união de todos e com um projeto que parte da base para cima. Ele salientou ainda que os municípios de Garopaba e Governador Celso Ramos são as duas primeiras cooperativas do Brasil que serão destinadas e dirigidas por pescadores, principalmente.
Para o secretário de Agricultura e Pesca Municipal, Glaycon de Souza Silveira, este é o momento da comunidade se unir para conquistar a cooperativa que irá beneficiar toda a cidade.

Por unanimidade ficou decido pelas quase cem pessoas que lotaram o auditório da Escola Municipal Pinguirito que irão dar andamento no processo para a instalação da Cresol em Garopaba.

Na próxima semana uma comitiva de 40 pessoas de Garopaba, pescadores, agricultores, pecuaristas, representantes da prefeitura e da UFSC irão visitar uma cooperativa que já atua há vários anos na cidade de Águas Mornas, próxima a Blumenau. 

Mais informações sobre a implantação da Cooperativa de Crédito Soilidária em Garopaba e sobre a visita à Cresol de Águas Mornas podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Pesca - 48-3254.8111.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário