21 de jul. de 2010

Garopaba terá campus avançado do IF-SC

A prefeitura de Garopaba e o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) oficializaram, nesta semana, a construção de um campus avançado do IF-SC no município. Atualmente, o município conta com um polo presencial da instituição e a nova obra vai permitir que o Instituto Federal ofereça, além dos cursos de qualificação profissional, também cursos técnicos e de graduação. Uma audiência pública que será realizada no dia 30 de julho, em Garopaba, irá discutir as necessidades de qualificação da região e definir os cursos que serão abertos.

O Campus Avançado Garopaba será localizado no bairro Campo D'Una, num terreno de 10,5 mil m². Baseada no projeto arquitetônico dos novos campi do Instituto Federal [foto], a construção terá dois andares (térreo e 1° andar) e irá contar com três mil m² de área construída, sendo dois blocos de laboratórios e salas de aula e mais uma área para o setor administrativo.

“Já estamos com um milhão de reais do MEC [Ministério da Educação] disponíveis para o início da construção”, conta o diretor de Expansão do IF-SC, Caio Monti. O campus avançado, no entanto, ainda não tem data para ser concluído, pois depende da contratação das empresas que irão realizar a obra.

Os cursos oferecidos no local serão gratuitos e definidos numa audiência pública que será realizada no próximo dia 30, na sede do Campinense Esporte Clube, a partir das 19h. De acordo com o diretor de Expansão do IF-SC, é provável que entre os cursos oferecidos estejam os da área de turismo e hospitalidade. “Nosso objetivo é desenvolver a região e essas são áreas nas quais percebemos o potencial local. Mas tudo ainda vai ser definido na audiência pública com a participação da comunidade”, explica.

De acordo com o coordenador do polo presencial que o IF-SC já mantém no município, João Pacheco de Souza, a implantação do Campus Avançado Garopaba representa uma importante conquista para toda a região. “Isso vai possibilitar a formação de pessoas para atuar nas diversas áreas econômicas do município e das cidades vizinhas, contribuindo para a qualificação e a melhoria de vida da população”, afirma o coordenador.

Instituto Federal em Garopaba

Desde 2009, o IF-SC oferece no município cursos de qualificação profissional em parceria com a prefeitura. Uma turma do curso básico de Informática já concluiu as aulas e uma segunda turma está em andamento. No próximo dia 23 de julho será formada a primeira turma do curso de qualificação em Modelagem.

No segundo semestre deste ano terão inicio mais dois cursos de qualificação, um na área de refrigeração e ar-condicionado e outro de formação de professores da rede municipal. Esses cursos ocorrem no polo presencial do IF-SC em Garopaba, que fica em salas cedidas pela prefeitura no centro da cidade.

Fonte e Imagem: Instituto Federal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário