31 de jul. de 2010

IF-SC: Garopaba e o Campo D'Una saúdam a chegada

A Audiência Pública realizada na noite desta sexta-feira, 30/07, na sede do Campinense no Campo D'Una, foi uma demonstração pública do que a implantação de um pólo educacional é capaz de fazer.

Mais de 500 pessoas ouviram atentamente todas as explanações das autoridades que lá estavam. Começando pelo Coordenador do IF-SC e Presidente do Conselho de Educação de Garopaba, João Pacheco, que lembrou dos estudantes que diariamente se deslocam para Florianópolis para estudar e a importância do IF-SC, como um dos melhores Institutos Federais do país e salientou que Garopaba dá um salto importantíssimo para sua história.

O Vereador Marinho Nascimento(DEM), Presidente da Câmara Municipal, relembrou o ano de 1977 quando ele e mais sete foram fazer as provas de admissão na então Escola Técnica e morar na capital. Marinho ressaltou o papel importante do legislativo municipal em todo o processo de implantação do IF-SC.

Para o Prefeito Luiz Nestor foi um momento de verdadeira euforia. Ele contou a história que envolveu o projeto do IF-SC na cidade e fez os agradecimentos a todos o envolvidos, em especial ao João Pacheco, a Secretária de Educação Municipal, Maria Nadir de Araújo Souza, aos vereadores do municipio, ao PT - Partido dos Trabalhadores local e para a Reitora do Instituto Federal Consuelo Sielski Santos. Luiz Nestor disse porque a escolha do Campo D'Una para sede do instituto: "O Campo D'Una é o segundo maior bairro da cidade, e tem suas carências, além disso é estratégico pois fica próximo da BR 101 e mais próximo dos outros municípios, facilitando a vinda de estudantes de outras regiões". Ele finalizou sua fala emocionado, dizendo: "Lutem, estudem e progridam na vida".

A Reitora Consuelo Sielski Santos, começou sua manifestação lembrando um pouco da história familiar dela, e disse da importância do João Pacheco no processo. Conforme Consuelo, ele desde 2006 ficava semanalmente solicitando a implantação do IF-SC em Garopaba. Ela destacou o fato de uma aluna que já não esta mais no instituto, Letícia Teixeira Correia, de 20 anos, dizendo que no IF-SC ela tem o apelido de Carminha, pois se tornou um "Carma", passando todo o seu curso pedindo a instalação do Campus Avançado do IF-SC em Garopaba.

Consuelo lembrou também todo o processo para a chegada do Instituto Federal em Garopaba, salientando o papel de cada um. Referindo-se ao Prefeito Luiz Nestor e os seus telefonemas para verificar a quantas andava o projeto. "Depois de cada ligação para mim ele ligava para o Marcelo (Pró-Reitor do IF-SC) para confirmar se era verdade o que eu havia dito, normal dos homens qua as vezes não acreditam nas mulheres", disse ela, arrancando risadas da plátéia. Segundo Consuelo, para 2011, o Campus Avançado de Garopaba conta com um orçamento de R$ 750 mil para sua manutenção. Finalizando, de forma vibrante, Consuelo disse, "Dou por lançado o IF-SC em Garopaba", sendo aplaudida de pé por todos.

Após as manifestações das autoridades, o Prefeito Luiz Nestor entregou para a Reitora Consuelo Sielski Santos o documento de posse do terreno de 10.000 m2 onde será instalado o Campus Avançado do Instituto Federal de Santa Catarina, o IF-SC Garopaba.

Num momento informal houve a entrega de uma placa ao Prefeito Luiz Nestor e uma obra de arte do cartão postal de Garopaba, a Igreja Matriz, para a Reitora Consuelo.

A escolha dos cursos



O Pró-Reitor de Extensão e Relações Externas, Marcelo Carlos da Silva, conduziu a definição dos cursos, abrindo a palavra para a platéia, solicitando que indicassem a área e os cursos de intersse. As mais citadas foram de hospitalidade e edificações. Entre os cursos mais lembrados, estão os técnicos em cozinha, eventos, hospedagem, serviços de restaurante e bar, edificações, enfermagem, informática, meio-ambiente, eletrônica e modelagem e vestuário.

Durante a audiência, o jovem Jean Ricardo, Presidente da AMOCAD - Associação dos Moradores do Campo D'Una, parabenizou a Prefeitura e os envolvidos pela iniciativa e disse que o local não poderia ser melhor, pois contribuirá com o desenvolvimento do bairro e principalmente trará benefícios à juventude.

De acordo com o Prefeito Luiz Nestor a próxima fase é o processo licitatório, que deve ser definido nos próximos 90 dias.

ALO Imprensa

Fotos: ALO Imprensa
Colaboração: Marcela Lin, Jornalista do IF-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário