22 de set. de 2011

Celesc explica falta de energia em Garopaba

Nos últimos 15 dias em Garopaba ocorreram várias faltas de energia em diversos horários. A média de tempo de falta de energia variou entre 40 min e 60 min., em alguns casos demorando cerca de 4 h para retornar.

A comunidade indignada recorreu as rádios, aos vereadores, prefeitura municipal, ao 0800 da companhia e ao escritório da Celesc em Garopaba. As explicações não convenceram, e nada de concreto foi informado. Na segunda-feira, 19/09, o novo administrador da Celesc regional de Tubarão, Giocondo Tasso, comprometeu-se com a Rádio Frequência News AM 1380 em dar as devidas explicações para a população garopabense.

Nesta quarta-feira, 21/09 durante o programa "Primeira Página", Giocondo Tasso (Administrator Regional), Engenheiro Claudionor (Diretor Técnico) eo  Engenheiro Mauro (Supervisor de Distribuição), responderam as perguntas dos ouvintes e do jornalista André Luiz de Oliveira, tirando as dúviidas sobre a constante falta de energia dos últimos 15 dias.

Segundo Giocondo, ele assumiu a administração fazem três semanas e nesse período ele realizou levantamento dos problemas da região, e principalmente de Garopaba, já que as reclamações foram de todas as direções, rádios, consumidores, prefeitura e câmara de vereadores. A principal causa da falta de enrgia, de acordo com Giocondo, foi devido a uma placa publicitária na BR 101, próximo ao trevo de Araçatuba, que estava com uma chapa galvanizada solta, e com os frequentes ventos ela batia na fiação causando danos e desligando o sistema de abastecimento. A linha de transmissão possui 25 km e a cada chamada é necessário que uma equipe percorra toda a extensão da linha para ver onde esta o problema. A placa, com o vento, encostava na linha e retornava para seu lugar, não sendo detectado o problema pela equipe de vistoria, o que foi resolvido no final de semana que passou. A Celesc irá acionar a empresa de publicidade pelos danos ocorridos.

Outra dúvida esclarecida pela equipe da Celesc foi sobre o possível desvio de energia para a Votorantin, diminuindo a carga para as cidades da região. Esta afimaração, segundo a equipe da Celesc não procede, pois a empresa possui substação própria e ocupa linhas diferentes das que fornecem energia para Garopaba.

O Eng. Claudionor salientou que a Celesc irá instalar uma nova substação em Garopaba no segundo semestre do ano que vem, o que segundo ele, beneficiará e resolverá os problemas de distribuição na cidade.

Foto: Maurício Dapper

Nenhum comentário:

Postar um comentário