24 de set. de 2011

PSD já nasce com DNA estragado, diz deputado do PSOL

Depois de incitar seus seguidores no microblog Twitter com críticas à criação do Partido Social Democrata (PSD), o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmou que, após as denúncias de uso da máquina pública e de fraudes nas assinaturas, a Justiça não poderia ter pressa em garantir o registro da sigla capitaneada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Esse partido já nasce com um DNA estragado, uma mistura do que há de pior na política brasileira", afirmou o parlamentar.

"Não sei por que eles estão querendo legalizar logo, mas aprovar um partido cheio de irregularidades só porque tem a participação do prefeito de São Paulo desmoraliza muito o sistema político brasileiro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não pode abrir precedentes", disse o deputado ao classificar a sigla como um "Partido Sem Definição".

De acordo com Alencar, o partido do prefeito Gilberto Kassab não se define como esquerda nem direita e não é contra ou a favor de ninguém. "Eles vêm para abrigar uma dissidência do DEM, que não consegue viver sem depender do governo. É mais uma máquina eleitoral para disputar eleições e depois de se agarrar no casco do navio Estado".

Com tantas respostas ao seu comentário no Twitter, o deputado disse que vai divulgar neste fim de semana um link para que os usuários da rede social possam pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que não seja garantido o registro.

Julgamento

Um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, interrompeu na última quinta-feira o julgamento em que a Corte analisa a concessão do registro PSD, legenda que pretende concorrer nas eleições municipais de 2012. Antes da paralisação do caso, no entanto, a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, rejeitou as contestações contra a criação da nova legenda e votou pela concessão do registro a sigla.

Ao relatar o processo, Andrighi rejeitou as contestações do Democratas (DEM), legenda de onde se desfiliou Kassab, e observou que, mesmo que tenha havido algumas suspeitas no processo de formação do PSD, elas não são capazes de inviabilizar sua criação. A decisão sobre a criação da legenda sairá na terça-feira.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário