29 de set. de 2010

ELEIÇÕES 2010: Debate esquenta final de campanha em Santa Catarina

A RBS TV promoveu nesta terça-feira, 28/09, em Florianópolis o último debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina antes da votação no próximo domingo. Angela Amin (PP), Carmelito Smieguel (PMN), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Rogerio Novaes (PV) e Valmir Martins (PSOL) participaram do encontro.

O debate teve cinco blocos. No primeiro e terceiro, o tema era livre. No segundo e quarto blocos, os temas eram sorteados. No último, cada candidato teve um minuto para as considerações finais. Veja a seguir como foi.

1º bloco - Saúde domina discussão

Raimundo Colombo questionou Angela Amin sobre os valores pagos pelo SUS por cirurgias em hospitais filantrópicos. Ela concordou que a tabela está defasada, mas destacou a importância desses hospitais para desafogar os públicos.

Em pergunta a Rogerio Novaes, Angela criticou o atual governo por ter entrado na Justiça contra o piso nacional dos professores e por comprar merenda e uniformes fora do Estado. O verde concordou e prometeu ampliar o orçamento da Udesc para que ela faça capacitação continuada dos professores.

Novaes perguntou a Ideli Salvatti se ela pretende priorizar a gestão profissional. A petista disse que o importante é levar os serviços a todas as regiões.

Perguntando a Valmir Martins, Ideli disse que SC tem hoje as mesmas 14 escolas técnicas estaduais de 1983. Valmir disse que o atual governo tem essa dívida com o Estado, mas que não concorda com a política federal de fazer escolas técnicas por conta própria, com critérios políticos.

A Carmelito Smieguel, Martins pediu soluções para o "caos urbano". Carmelito disse que fará rodovias em volta das cidades. Martins defendeu passe livre nos ônibus.

Carmelito provocou Colombo ao dizer que saúde é dever do Estado e que investir nos hospitais de caridade é transferir a responsabilidade. Colombo disse que os pacientes são bem atendidos.

2º Bloco - Propostas para servidor

Com temas sorteados, Carmelito questionou Ideli sobre rodovias e a ligação com o governo federal. Ela explicou que esteve ao lado de Dilma Rousseff como senadora e que isso fez a diferença para as obras e destinação de verbas para SC.

No segundo tema, funcionalismo público, Ideli questionou Rogério, que sugeriu um programa habitacional. Ideli propôs piso aos professores, capacitação e a extinção do abono como política salarial.

O candidato do PV quis saber os planos de Angela para indústria e comércio. Ela disse que vai criar uma secretaria específica, estimular a profissionalização e baixar impostos sobre produtos básicos.

Já Angela questionou o professor Valmir sobre os planos para o turismo, mas o candidato do PSOL disse que o setor não é prioridade. Angela salientou que o planejamento no turismo pode valorizar as regiões do Estado. Valmir atacou, afirmando que a candidata é favorável à instalação do estaleiro da OXS, que ameaçaria a maricultura e as praias da Capital.

Valmir questionou Colombo sobre a segurança pública e o candidato democrata destacou a polícia comunitária. Valmir acrescentou que a PM precisa ser pacificada. Colombo afirmou que a polícia foi politizada, situação que não aprova.

Colombo quis saber de Carmelito sobre a arrecadação e o candidato falou do orçamento regionalizado e do respeito ao contribuinte.

3º Bloco - Reformas são citadas

Novaes perguntou para Colombo sobre o modelo de penitenciária industrial defendido pelo PV. O democrata disse que apoia, pois ressocializa o preso.

Colombo perguntou para Angela sobre o código florestal. Ela defendeu o fortalecimento de órgãos como a Fatma.

Angela perguntou o que Carmelito faria para mudar a Saúde. Ele propôs centros de saúde regionalizados e hospitais da mulher, câncer e geriátricos. Angela afirmou compromisso com a ampliação do Hospital Regional de Chapecó.

Carmelito perguntou a Martins sobre agricultura. O candidato defendeu incentivos de pequenas produções.

Martins questionou Ideli sobre o financiamento de campanhas eleitorais por empresários. A petista argumentou que nunca concordou com a prática e que sempre defendeu as reformas políticas e tributárias. Martins rebateu, dizendo que Lula não fez nada para as reformas.

Ideli perguntou a Novaes o que ele acharia de ter um parente sendo atendido em um hospital, e entrasse alguém infectando o ambiente. Novaes disse que se sentiria mal e defendeu pontos de vista do PV na saúde. A candidata informou que encaminhou uma denúncia ao Ministério Público do Estado, denunciando a equipe do programa de Colombo, que gravou imagens no meio de um procedimento no Hospital Tereza Cristina, em Lages.

4º Bloco - Corrupção foi tema do debate

Os temas das perguntas foram sorteados. Para falar sobre educação, Ideli tabelou com Angela. Perguntou o que ela trazia de diferente para o debate, além dos compromissos com o piso nacional, a educação continuada e a compra da merenda e dos uniformes no Estado. Angela disse que a verdadeira descentralização é cada escola ter um orçamento próprio. Ideli prometeu eleição direta de diretores de escola.

Sobre emprego, Angela perguntou a Martins como garantir ao jovens acesso ao mercado de trabalho. O candidato disse que o PSOL luta pela redução da jornada de trabalho. Angela prometeu a criação uma bolsa para manter os estudantes na escola e a Universidade do Trabalhador.

Para o tema corrupção, Martins perguntou se Colombo defende o financiamento público de campanhas. Colombo disse que sim, mas com implantação do voto distrital misto. Martins afirmou que sem financiamento público, os candidatos defendem interesses econômicos privados.

Colombo perguntou a Rogério Novaes o que ele achava do modelo de agricultura do Estado. Novaes disse que falta financiamento para que os pequenos agricultores gerenciarem o escoamento de seus produtos. Colombo falou da necessidade de obras para não perder empresas de agronegócio para outros Estados.

Novaes e Carmelito falaram sobre saúde. Novaes defendeu a organização da rede de saúde. Carmelito disse que é preciso comprar exames e cirurgias privados para reduzir as filas. Ideli criticou o governo Luiz Henrique por ter extinto as regiões metropolitanas, o que teria feito as cidades perderem investimentos federais.

5º Bloco - Considerações finais

No último bloco, os candidatos tinham um minuto para fazer as considerações finais. Todos agradeceram aos telespectadores e pediram votos, inclusive para os candidatos à Presidência da República que apoiam.

Martins disse estar esperançoso e apelou para que o eleitor vote diferente, como protesto, diante do rosário de promessas feitas pelos candidatos dos partidos tradicionais.

Já Novaes lembrou que o Estado pode fazer mais com suas propostas, com gestão profissional e aplicação do projeto Sistema Inteligente em Movimento (SIM).

Colombo preferiu fazer agradecimentos à militância e aos eleitores que têm encontrado durante a campanha, antes de pedir o voto de confiança para Santa Catarina continuar a se desenvolver.

Carmelito agradeceu aos demais candidatos pela convívio e disse que os funcionários públicos e os agricultores podem se sentir representados por ele.

Ideli salientou sua trajetória como representante de Santa Catarina no senado dizendo que não irá medir esforços para transformar o Estado no melhor lugar para se viver.

Angela disse ter um sonho grande de governar SC e pediu voto para ir ao segundo turno, onde terá condições de igualdade.

Veja o vídeo dos bastidores do debate:




Fonte: Diário Catarinense e RBS TV
Foto: Hermínio Lopes/DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário