Nesta terça-feira (1°), 513 deputados federais tomarão posse no plenário da Câmara. A cerimônia está prevista para as 10h, e são esperadas cerca de 3.500 pessoas. Mas a disputa por lugares será grande, já que o local tem apenas 400 cadeiras.
No Senado, também haverá cerimônia para receber os 54 senadores eleitos. Desse total, 17 foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando e 32 são estreantes na Casa. No dia 1º, serão feitas três reuniões consecutivas, chamadas "reuniões preparatórias".
Clic no link abaixo e leia matéria que publicamos aqui no ALO Imprensa:
Isto é um absurdo: R$ 32,62 é o que você paga por ano para manter o Congresso Nacional funcionando.
Clic no link abaixo e leia matéria que publicamos aqui no ALO Imprensa:
Isto é um absurdo: R$ 32,62 é o que você paga por ano para manter o Congresso Nacional funcionando.
Eleição
Ainda na terça-feira, o Congresso terá a missão de escolher os parlamentares que vão mandar nas duas Casas pelos próximos dois anos. Senado e Câmara são dirigidos por suas respectivas Mesas Diretoras, formadas por 11 membros escolhidos pelos colegas. A função é, basicamente, ajudar na formulação das leis e administrar as Casas.
Apesar da importância do dia, a escolha dessas pessoas não é exatamente uma surpresa. Isso porque, nessa hora, quem manda é a "tradição", que entrega o comando do Congresso aos partidos com mais parlamentares eleitos.
Isso significa que a sigla que mais eleger parlamentares fica com a presidência. No Senado, por exemplo, o escolhido deve ser o atual presidente, José Sarney (AP), senador do PMDB, que é dono de 21 cadeiras, seis a mais que o PT e dez a mais que o PSDB, as duas legendas mais votadas na sequência.
Bancada catarinense na Câmara Federal tem projetos definidos
Bancada catarinense na Câmara Federal tem projetos definidos
Assumirão por Santa Catarina em Brasília 16 parlamentares, duas mulheres: Luci Choinacki (PT) e a suplente Carmen Zanotto (PPS). Gean Loureiro (PMDB), é o mais novo com 39 anos e Onofre Agostini (DEM), o que tem mais idade, 70 anos.
Os deputados federais são experientes. O time é formado por reeleito, ex-deputados federais e estaduais e apenas dois suplentes são novatos. Por isso, eles já estão com os primeiros projetos definidos e dando seu recado nas redes sociais.
Dos 16 integrantes, 13 já sabem o que vão propor e um ainda fará “planejamento estratégico,” antes de elaborar as prioridades. A educação é um dos temas mais citados pelos parlamentares, eles se preocupam em garantir vagas aos estudantes de escolas públicas e com baixa renda familiar em universidades federais, comunitárias e particulares.
Vamos acompanhar de perto como nossos representantes irão se sair no Congresso Nacional.
Fontes: R7 e DC
Imagem: Google
Edição: ALO Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário