31 de jan. de 2011

Mais de 500 deputados e 50 senadores tomam posse nesta terça-feira

congressonacional
Nesta terça-feira (1°), 513 deputados federais tomarão posse no plenário da Câmara. A cerimônia está prevista para as 10h, e são esperadas cerca de 3.500 pessoas. Mas a disputa por lugares será grande, já que o local tem apenas 400 cadeiras.

No Senado, também haverá cerimônia para receber os 54 senadores eleitos. Desse total, 17 foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando e 32 são estreantes na Casa. No dia 1º, serão feitas três reuniões consecutivas, chamadas "reuniões preparatórias". 

Clic no link abaixo e leia matéria que publicamos aqui no ALO Imprensa: 

Isto é um absurdo: R$ 32,62 é o que você paga por ano para manter o Congresso Nacional funcionando.

Eleição

Ainda na terça-feira, o Congresso terá a missão de escolher os parlamentares que vão mandar nas duas Casas pelos próximos dois anos. Senado e Câmara são dirigidos por suas respectivas Mesas Diretoras, formadas por 11 membros escolhidos pelos colegas. A função é, basicamente, ajudar na formulação das leis e administrar as Casas.

Apesar da importância do dia, a escolha dessas pessoas não é exatamente uma surpresa. Isso porque, nessa hora, quem manda é a "tradição", que entrega o comando do Congresso aos partidos com mais parlamentares eleitos.
Isso significa que a sigla que mais eleger parlamentares fica com a presidência. No Senado, por exemplo, o escolhido deve ser o atual presidente, José Sarney (AP), senador do PMDB, que é dono de 21 cadeiras, seis a mais que o PT e dez a mais que o PSDB, as duas legendas mais votadas na sequência. 

Bancada catarinense na Câmara Federal tem projetos definidos 

Assumirão por Santa Catarina em Brasília 16 parlamentares, duas mulheres: Luci Choinacki (PT) e a suplente Carmen Zanotto (PPS). Gean Loureiro (PMDB), é o mais novo com 39 anos e Onofre Agostini (DEM), o que tem mais idade, 70 anos. 

Os deputados federais são experientes. O time é formado por reeleito, ex-deputados federais e estaduais e apenas dois suplentes são novatos. Por isso, eles já estão com os primeiros projetos definidos e dando seu recado nas redes sociais. 

Dos 16 integrantes, 13 já sabem o que vão propor e um ainda fará “planejamento estratégico,” antes de elaborar as prioridades. A educação é um dos temas mais citados pelos parlamentares, eles se preocupam  em garantir vagas aos estudantes de escolas públicas e com baixa renda familiar em universidades federais, comunitárias e particulares. 

Vamos acompanhar de perto como nossos representantes irão se sair no Congresso Nacional.  


Fontes: R7 e DC 
Imagem: Google 
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário