6 de jun. de 2011

"Tsunami" no tráfico em Garopaba

OPINÃO ALO

Todos acompanhamos os fatos das prisões realizadas pela Polícia Civil de Garopaba na semana que passou, causou um verdadeiro "Tsunami" no crime organizado da cidade. Trabalho de inteligência e investigativo competente. Como se espera destes profissionais que muitas das vezes realizam seu trabalho sem o verdadeiro reconhecimento e sem as reais condições de realizá-lo.

Este belo trabalho e as prissões feitas abriu uma fenda profunda e mostrou de forma direta, determinados nichos onde os traficantes atuam. Sabemos que eles estão infiltrados em vários locais, buscando o anonimato, mas cabe à nós descruzarmos os braços e nos associarmos as policias para que outros não ocupem o lugar que estes deixaram. Vamos ficar ligados e prestar bem atenção em nossa vizinhança, em nossos circulos de "amizade", profissionais, etc, para que não nos surpreendamos novamente. As pessoas de bem ainda são a maioria, temos que usar o instrumento da denúncia anônima através do telefone 181 e até do 190, mas temos que agir de alguma forma, e sem violência.

Esperamos que o trabalho de investigação se mantenha na busca dos "peixes mais graúdos".  Parabéns à toda equipe da 18ª Delegacia de Polícia e todos os policiais que participaram da Operação Victor Lima.

Leia abaixo matéria baseada em e-mail que a PC de Garopaba enviou à imprensa: 

A Polícia Civil de Garopaba causou um duro golpe no tráfico em Garopaba. Numa investigação iniciada em janeiro e coordenada por policias da cidade, com o apoio de policias de Imbituba, Paulo Lopes e da DEIC- Diretoria Estadual de Investigação Criminal, foi desbaratada quadrilha na Operação Victor Lima.
 
Este nome foi dado a operação devido ao chefe da quadrilha ser dono da Locadora de Vídeo VL. Desde 2008, Ronaldo Batista passou a ser apontado como um dos principais traficantes da comarca de Garopaba. Para a polícia ficou claro com a investigação que Ronaldo Batista adquiria a droga de fornecedores e uma vez de posse desta, repassava-a para outros traficantes de Garopaba, entre eles Edinei Gonçalves da Silva, Oscar Gonçalves dos Santos Neto, Carlos Thiago Pedro, entre outros que serão identificados ainda.

Outros suspeios eram os responsáveis pela guarda da droga, armazenando-a em residências que não pudessem levantar suspeitas, entre eles destaca-se a residência de Leonardo Duarte Cristino, Alex Junior de Paulo e Everaldo da Silva. As negociações relacionadas à droga ocorriam em grande parte no período da noite, geralmente após as 17 horas na Locadora de Ronaldo Batista. Um local de difícil monitoramento. Eles agiam de forma organizada e eram responsáveis por grande parte da droga distribuída na cidade, além de remeterem drogas para Imbituba, Tubarão e Florianópolis.

No decorrer do trabalho policial, ocorreram algumas prisões em flagrante que forneceram a materialidade suficiente para confirmar as investigações e consequentemente comprovar o envolvimento dos investigados agindo de forma associada para o Tráfico de Drogas, o que levou as prisões de: Ronaldo Batista, de Sérgio Luiz Fraga Rech e de Jean Romalino Inácio, que armazenava a droga para o traficante Oscar Gonçalves dos Santos Neto.

PRISÕES EM FLAGRANTE:

No dia 20.04.2011, foi autuado em Flagrante Sergio Luiz Fraga Rech, vulgo “Sergio Rech ou Sergio da prata”. Sergio foi preso no momento em que realizava uma entrega de drogas na esquina do supermercado Althoff.

No dia 16.05.2011, foi autuado em Flagrante Jean Romalino Inacio, que era responsável por armazenar a droga para Oscar Gonçalves Neto, vulgo “Netinho”.

Já no dia 18.05.2011, foi preso Ronaldo Batista, vulgo “Nado”, o qual é apontado como o “Chefe/Patrão” da Organização Criminosa, “Nado” foi preso pelos Policiais Civis logo após realizar a entrega 50 gramas de cocaína a uma terceira pessoa.

Ronaldo Batista possui uma Locadora de Vídeo, e teve seu patrimônio aumentado de forma expressiva nos últimos anos.

Os envolvidos identificados tiveram suas Prisões Preventivas decretadas e poderão responder pelos crimes previstos no Art. 33 e 35 da Lei 11.343.2006(Lei de Drogas), ou seja, Trafico de Drogas, Associação para o Trafico, agravados pelo Art. 40, IV da mesma lei.

Até o presente momento estão presos:

Ronaldo Batista (APF)

Sergio Luiz Fraga Rech (APF)

Jean Romalino Inácio (APF)

Edinei Gonçalves da Silva (Prisão Preventiva)

Everaldo da Silva (Prisão Preventiva)

Alex Junior de Paulo (Prisão Preventiva)

Leonardo Duarte Cristino (Prisão Preventiva)

Carlos Thiago Pedro (Prisão Preventiva)

Oscar Gonçalves dos Santos Neto (Prisão Preventiva), atualmente está FORAGIDO.

Veja as fotos no link:

 Galeria de Fotos

A PC destaca que tal investigação só obteve êxito graças ao apoio incondicional do Ministério Público e do Judiciário Garopabense, dando exemplo de que o trabalho em equipe, só é bem realizado quando existe a integração entre Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário.

Fonte e fotos: Polícia Civil de Garopaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário