12 de fev. de 2010

Alerta aos foliões, cuide da saúde...


Quem vai aproveitar as festas de carnaval deve tomar alguns cuidados simples para manter a saúde durante e depois do feriado. É importante lavar bem as mãos, alimentar-se somente em locais confiáveis e proteger-se da dengue e da febre amarela - além de usar preservativo nas relações sexuais e nunca beber quando dirigir.
O alerta é do Médico da Secretaria Municipal da Saúde de Garopaba, o médico João Diehl. Para ele, a informação simples e segura é a melhor garantia de prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida.

"Ninguém deve permitir que um período de descanso e diversão transforme-se a seguir em dano ocasional ou irreparável para a sua saúde ou de outros", afirma Diehl, referindo-se não apenas à aids e às doenças sexualmente transmissíveis mas também a outras doenças importantes, como as intoxicações alimentares e diarreias causadas por alimentos ou água contaminada.
"É vital lavar muito bem as mãos antes de comer e escolher locais que possuam licença sanitária e boa apresentação, além de ingerir preferencialmente água mineral", recomenda o médico.

Por causa do calor, também é necessário observar o horário de exposição ao sol (até 10h e após 16h), usar filtro solar e chapéu, fazer refeições leves, vestir roupas adequadas e manter-se hidratado.
O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos, que tendem a subestimar a importância dessas dicas.

Fonte: PMG - Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário