27 de fev. de 2010

Ministério do Turismo já investiu R$ 12 milhões no projeto "Aventura Segura"

O Programa Aventura Segura foi criado há três anos, com o objetivo de melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade de profissionais e empresas que atuam no Turismo de Aventura. Até agora, 3,8 mil pessoas receberam capacitação, 16 destinos foram estruturados e cem empresas estão em processo de certificação. Além dos números, a avaliação dos empresários participantes também mostra o sucesso do programa.

Já Rafael Ciquella é dono da Rema Rios – Turismo de Aventura, que fica no Vale do Itajaí, em SC. Ele atua no mercado 1997, e abriu a própria empresa em 2003. O Rafting no Rio Itajaí-Açu é a principal atividade da sua empresa, que também oferece cachoeirismo, canionismo, trilhas e passeios de bicicleta.

Ciquella conta que em 2003, o segmento começou a passar por uma forte queda de demanda, que chagava a 20% ao ano. “Perdemos muitos, clientes. Mas o Aventura Segura resgatou esse público, nós vimos uma luz no meio do túnel”, relata. De acordo com o empresário o maior problema era a falta de políticas públicas e parâmetros de segurança e mercado. “O programa fez tudo isso, nós começamos a nos enxergar como uma atividade geradora de renda e emprego”. Atualmente, Turismo de Aventura tem 24 normas técnicas no âmbito da ABNT.

INVESTIMENTO EM AVENTURA

O coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão, lembra que, por meio do programa, o Ministério do Turismo já investiu R$ 12 milhões no segmento. “O Aventura Segura foi criado porque identificamos a necessidade de organizar o segmento. Ao todo, mobilizamos cerca de quatro mil pessoas, para que as empresas envolvidas possam adquirir a certificação e trabalhar com segurança”, diz.

O Aventura Segura é desenvolvido pelo MTur, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae.

Fonte: ASCOM Ministério do Turismo
Foto: Divulgação ASCOM/MTur

Edição: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055

Nenhum comentário:

Postar um comentário