26 de fev. de 2010

Em Porto Alegre, Prefeitura cria Comitê Gestor de Combate a Dengue

Com o aumento dos casos de suspeita de dengue no Rio Grande do Sul, e a elevação do números de casos no país, que este ano cresceu em 109% com relação ao ano passado no mesmo período, na tarde de sexta-feira (26), a prefeitura de Porto Alegre resolveu criar um Comitê Gestor de Combate a Dengue, que será composto por membros de todas as secretarias, e sua função visa reforçar as ações da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em todas as regiões da cidade.
Esta iniciativa deve-se ao fato do crescimento do IIP - Índice de Infestação Predial ter tido um crescimento de quase 100% em sete bairos da capital (Bom Jesus, Jardim do Salso, Aparício Borges, Vila João Pessoa, São José, Jardim Carvalho e Agronomia). Em levantamento realizado em janeiro o IIP era de 2% (risco médio), elevando-se para 3,9% agora em fevereiro. Índice considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.
Com a criação do comitê, ações conjuntas dos vários órgãos municipais alertarão a população para o risco da dengue e fará com que a divulgação para as formas de evitar infestação do mosquito Aedes Aegypti cheguem de forma rápida e objetiva para a população.
De acordo com o secretário municipal da saúde de Porto Alegre, o médico Eliseu Santos, a capital dos gaúchos não registrou nenhum caso de dengue, mas lembrou que, em virtude do surto de dengue registrado no município de Ijuí, a situação é de grande risco epidemiológico para todas as cidades onde existe a presença do mosquito transmissor.
O Ministério da Saúde alertou que o aumento dos casos de dengue deve-se ao alto calor e o aumento das chuvas. De acordo com o MS, até esta data, em pelo menos oito Estados do país, a enfermidade atingiu o status de epidemia, são eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e São Paulo.

Foto: Pedro Guilhon - Secretário Municipal da Saúde Eliseu Santos em pé.

Edição: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055

Nenhum comentário:

Postar um comentário