27 de fev. de 2011

Morreu um mestre da literatura brasileira: Moacyr Scliar

A madrugada deste domingo iniciou com uma trágica notícia, o escritor Moacyr Scliar, a quem tive oportunidade de entrevistar e compartilhar de momentos importantes, estava morto.

Exatamente à 1 hora da manhã, este gaúcho de 73 anos de Porto Alegre faleceu com falência múltipla dos órgãos. Scliar estava internado desde 11 de janeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde baixou para fazer cirurgia para a retirada de algumas formações benignas no intestino. Após a cirurgia, enquanto recuperava-se, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) grave. Deste dia até esta madrugada o quadro não melhorou, culminando com a morte deste Imortal membro da Academia Brasileira de Letras e um gênio da literatura brasileira.

Moacyr Jaime Scliar, nascido em 1937 no bairro Bom Fim em Porto Alegre, deixa uma obra maravilhosa, em uma ampla gama de gêneros: contos, romances, literatura infanto-juvenil, ensaios. Além disso, era colunista frequente de uma dezena de publicações, de jornais diários como Zero Hora e Folha de S. Paulo a revistas técnicas. Escrevia em qualquer lugar a qualquer hora, auxiliado pela tecnologia – jamais viajava sem seu laptop. Tal dedicação à palavra e ao ofício que exercia com evidente prazer transformaram Scliar em um dos autores mais respeitados do Brasil.

Ele disse em uma entrevista em 2007, ao completar 70 anos, - Se o escritor não tiver prazer escrevendo, o leitor também não terá - .

O velório ocorrerá a partir das 14 h deste domingo na Assembléia Legislativa do RS.

>> Em fotos, relembre momentos marcantes da vida do médico e escritor Moacyr Scliar 

Perdemos todos, ganham os céus com a presença desta pessoa mais que especial.

Fonte: ZH Online
Foto: Google / Bahia Notícias
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário