Um jovem de 22 anos morreu na tarde desta terça-feira após ser atingido por um raio em Palhoça, na Grande Florianópolis. O rapaz trabalhava na construção de um viaduto na BR-101, perto da Praia da Pinheira, no momento do incidente.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem recebeu a descarga no tórax enquanto segurava uma barra de ferro. O socorro foi chamado por volta das 15h15min. Durante 40 minutos foi feita a reanimação do rapaz, mas ele não respondeu aos estímulos e morreu no local.
Tome cuidado em dia de tempestade
Primavera e verão são as estações do ano em que mais chove. Normalmente são tempestades que se precipitam sempre após um dia abafado. Com as chuvas vêm os trovões e os temidos raios e, para quem acha que ter cuidado com eles é tolice, saiba que o Brasil é o país com maior incidência no mundo, com cerca de 100 milhões de raios por ano.
Um cuidado muito importante nestas condições é se proteger, mas nunca sob a falsa proteção de árvores que atraem os raios. Também é necessário evitar ficar próximo aos trilhos, cercas de arames, postes e linhas de energia elétrica, lembrando que, uma vez atingido, a chance de sobreviver é de apenas 2%.
10 dicas para se proteger de raios:
1. Não ande em topos de morros e campo aberto, incluindo campos de futebol, quadras e parques.
2. Evite piscinas. Tecnicamente, é difícil que alguém seja atingido por um raio dentro da piscina, mas as instalações elétricas que normalmente estão a sua volta podem causar descarga elétrica.
3. Não procure abrigo em construções, porque há ferros expostos que se tornam pára-raios.
4. Evite o uso de aparelhos elétricos quando estiver chovendo (ferro, secador de cabelo, chuveiro, televisão) e telefone ou celular.
5. O melhor abrigo contra raios é o carro, porque os pneus isolam a descarga elétrica.
6. Se estiver num local desabrigado e sentir os pêlos arrepiados ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão com o corpo esticado.
7. Procure abrigo em prédios que tenham pára-raios ou em abrigos subterrâneos, como metrô e túneis.
8. Não empine pipas.
9. Em hipótese alguma se abrigue em celeiros ou cabanas.
10. Afaste-se de tomadas, canos, janelas e portas metálicas.
Fonte: DC e Cetril
Imagem: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário